sábado, 10 de maio de 2008

Beatrix

Uma amiga oferece-me «O Mundo Encantado de Beatrix Potter». Sabe do meu fascínio pela escritora e ilustradora inglesa, desde que há oito anos estive na sua casa do Note de Inglaterra, em Lake District.
Identifiquei-me com o muito que gostava daquelas paragens, palpável nos seus escritos e ilustrações.
Lá comprei aquele que foi a sua grande criação, o coelho Pedro, para a sobrinha que iria nascer daí a poucos meses, e, há dois anos, quando aprendeu a ler ofereci-lhe vários daqueles livrinhos, profusamente ilustrados, que relatam as aventuras de Peter Rabbit e seus amigos; mas antes de lhos dar, não resisti, e comprazi-me com a sua leitura encantatória. É bom sentirmos que ainda temos capacidade para sermos crianças nestas alturas...

6 comentários:

José M. Barbosa disse...

Touché. Enternecedor.

Z.

cristina ribeiro disse...

Obrigada, José M. Barbosa.

O Réprobo disse...

Querida Cristina,
eu também sou um devoto do Peter Rabitt! Aliás, num dos livros, há um desenho do raposo amigo da família, que considero das mais geniais ilustrações infantis (e muito mais) de sempre.
A ver se encontro.
Beijo

cristina ribeiro disse...

Um encanto, todos aqueles animais cheios de personalidade cativante. Hoje, a outra sobrinha, a aniversariante, leva da mesma dose: não se costuma dizer que em equipa ganhadora não se mexe?
Sobre o livro de Musil, pelo que me foi dado ver nas badanas dos dois grandes volumes, parece que se trata da versão integral, versando os três volumes escritos entre 1930 e 1942; mas não é certo.
Beijo

O Réprobo disse...

Ah, mas é isso, falta o quarto, com os capítulos que ele não chegou a ordenar, só publicado depois da morte, ocorrida em 1942, precisamente.
Beijo, Querida Cristina

Cleopatra disse...

O Peter Rabbit entrou cá em casa pela minha mão quando fui mãe.
Uma ternurinha de imaginação ... gosto tanto do Peter Rabbit. (Sorriso)