quarta-feira, 21 de maio de 2008

Pedaços do Minho

Perguntas o que significa
Um limão todo traçado,
Significa os martyrios
Que por ti tenho passado.

A laranja quando nasce
Pergunta ao limoeiro
Qual amor é o mais firme
Se o segundo, se o primeiro.

Se a oliveira fallasse
Ela diria o que viu.
Co'a sombra das suas folhas
Dois amantes encobriu.

O arado lavra a terra
A grade grada-a depois,
Quem vae guiando a rabiça
Sorri a quem guia os bois.

Ó José, lindo José,
Cabellinho aos aneis,
Por tua causa, José
Passo tormentos crueis.

«O Minho Pittoresco»

6 comentários:

O Réprobo disse...

A cantadeira e o seu José deviam ser um lindo par de jarras, a condizer com este lindo par de... jarros.
Beijo

Anônimo disse...

Parece-me que é um jarro, um orquídia e uma camélia. Quem não sabe ler ... vê os bonecos.

Anônimo disse...

Se a laranja me perguntasse a mim qual amor é o mais firme, eu dir-lhe-ia que é o último. ;)

cristina ribeiro disse...

:) Uma coisa é certa, Paulo: não me parece que alguma vez lhes tivesse sido atribuída a ordem da jarreteira :)
Beijo

Caro Anónimo "coitadinho-de-mim-que-não-sei-ler", se fosse um concurso, não ficava nada mal classificado: acertou no jarro e na camélia- à outra chamamos nós coroa-de-rei :)

cristina ribeiro disse...

"Que cada um deles seja eterno enquanto dure", responderia, certamente o limoeiro, Mike :)

Anônimo disse...

O recado era para o reprobo que pela amostra de gente que é, nem sequer é capaz de distinguir o trigo do joio, quanto mais o resto...