sexta-feira, 30 de maio de 2008

Piódão, outra Aldeia Histórica Beirã

É na Serra do Açor, que encontramos esta povoação que, devido ao seu isolamento, o qual lhe permitia fugir à justiça, foi durante muito tempo o couto do «Terror das Beiras», o salteador João Brandão.
Depois de ter integrado o concelho de Avô, esta aldeia onde se salientam as casas de xisto, dispostas em socalcos, com muitas das suas janelas e portas debruadas a azul, passou, já em finais do século XIX, a fazer parte do de Arganil.

O que ditou a sua classificação como Aldeia Histórica não terá sido, ao contrário de outras, o seu passado de lutas bélicas, mas antes a beleza natural das suas paisagens, a qual,porém, pelas dificuldades que opunham aos homens que nela habitavam não os isentou doutro tipo de guerra; seria esta aliás que iria encorajar os mais novos a emigrarem para as cidades, em busca de uma vida mais fácil.

Não estive lá na melhor das alturas, por certo, mas mesmo no Inverno Piódão fascina.

2 comentários:

Luísa A. disse...

Gostei imenso dessa terra, Cristina, pela sua originalidade, pelo seu enquadramento paisagístico e pelo excelente fim-de-semana em que a conheci. :-)

Cristina Ribeiro disse...

Luísa, estive lá no Inverno, com muito frio, e gostei muito- agora imagino como será noutra altura do ano, com a Serra florida...