sábado, 24 de maio de 2008

Para os nossos leitores, prenda de fim de semana



Como a Cristina mencionou o António Manuel Couto Viana, aqui vai esta recordação. Costumávamos almoçar às segundas-feiras na Sociedade de Geografia. Um homem excepcional, de grande classe e de uma incomparável bonomia. Durante anos, a SGL foi praticamente o quartel-general da NM.

2 comentários:

cristina ribeiro disse...

Que linda prenda, Nuno!
Conheci-o quando foi lá a casa, com outros amigos, visitar a Biblioteca do meu pai, e deixou-me uma belíssima impressão.

José M. Barbosa disse...

É curioso mencionar a SGL, tenho a maior consideração pelo Prof. Aires Barros com quem tive o previlégio de privar (e almoçar na SGL) algumas vezes. A última, numa homenagem ao pioneiro da aviação José Manuel Sarmento de Beires.
Quanto a Couto Viana, só aqui no Estado Sentido. Tenho paixão pelo teatro e por ópera. O meu Pai, pós licenciatura na Sorbonne, veio para o Porto onde fundou com o meu padrinho o Teatro Experimental do Porto. Alinharam como actores, Baptista Fernandes, Vasco de Lima Couto, Dalila Rocha, Júlia Babo mulher do Alexandre Babo (que, curiosidade, pouca gente sabe era licenciado em direito), entre outros. A primeira peça em cena foi a "Morte de um caixeiro viajante" de Arthur Miller. Para irem mais longe, convidaram o António Pedro para director. Pagavam-lhe, do próprio bolso, na altura, 20 contos por mês. No entanto, António Pedro é conhecido como o fundador do TEP. É claro que o meu Pai se está nas tintas para o facto. O resultado é que importa. Dizia o meu primo "Picas", "que se lixe a taça", e dizia muito bem.