domingo, 25 de maio de 2008

Exageros comunistas


António Luís Vicente in Codfish Waters

5 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Desconfio que se trata apenas de "uma diferença de classes " de... dinheiro!

Pedro Fontela disse...

Os comunistas são uns tramados... no fundo fizeram tão mau uso da sua doutrina que mandaram o trabalho de Marx todo às urtigas. Não que subscreva o "Capital" ou o "Manifesto Comunista" mas há nesse sector trabalho intelectual muito válido e relevante que não é aproveitado por estigma ideológico.

José M. Barbosa disse...

Pois... este canário vive em Lanzarote e tem um ódiozinho vesgo a Portugal. A avaliar pela tromba até tem vários ódiozinhos.
A minha estupidez nunca me permitiu passar da pág. 11 do "Memorial". Ignoro o resto que obrou.
Paciência.

Samuel de Paiva Pires disse...

José estou consigo...e a minha mãe e avô também. Eles ainda leram dois ou três livros, e rapidamente se fartaram, eu nem sequer me esforço para tal.

Samuel de Paiva Pires disse...

Concordo plenamente Pedro, e deixa-me dizer que eu próprio já dei por mim a fazer um ensaio analítico baseado numa das mais fortes ideias marxistas, o predomínio da infraestrutura económica sobre a superestrutura política (aqui, http://estadosentido.blogspot.com/2007/12/razes-da-dificuldade-de-integrao-na.html)

Aliás, a mais curiosa constatação de Marx é aquela de que a dada altura terá dito "Se isso é marxismo, eu não sou marxista".
O problema foi toda a deturpação realizada à posteriori.

Mais curiosamente ainda, a minha faculdade, o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, tipicamente considerada como uma faculdade de direita, terá provavelmente alguns dos melhores estudiosos do marxismo em Portugal, que, sendo de direita, vêem em muitas das teorias marxistas um extremo potencial explicativo de determinadas dinâmicas da sociedade.