domingo, 18 de maio de 2008

De D. João I

e Como refere Fernão Lopes, depois da Batalha de Aljubarrota, D, João I veio a Guimarães agradecer à Senhora da Oliveira a vitória então alcançada, tendo-lhe oferecido uma importante quantidade, com que, posteriormente, fins do século XIV, Inícios do século XV, foi feito o "Tríptico da Natividade"


A peça de vestuário doado á mesma Santa, é o "Loudel" que o rei envergou na batalha.

6 comentários:

Tiago Laranjeiro disse...

Grande tesouro que o Museu guarda, apesar do roubo, em 1975, de várias peças de incalculável valor.

cristina ribeiro disse...

Tal é o acervo de peças, que os responsáveis já estão a tratar de aumentar as instalações, para o também bonito edifício onde funcionou o Centro de Saúde, na Praça de Santiago.

O Réprobo disse...

É a pele devota do Lutador... por Nossa Dama.
Beijo

Nuno Castelo-Branco disse...

A Cristina satisfez a minha birrinha e lá encontrou o pelote de D. João I. É uma pena estar tão gasto pelos 600 anos que não consigamos ver o que tinha estampado (pelo menos a foto nada mostra). Desconfio que mesmo velhote, não existe ninguém em Portugal com envergadura para o usar...

Já agora e a propósito, o que foi feito do ceptro do João I de Castela, Também capturado em Aljubarrota? Em 15 de Dezembro de 1640, D. João IV empunhou-o na cerimónia da aclamação. Perdeu-se com o terramoto?

Tiago Laranjeiro disse...

Caro Nuno, do ceptro nada sei, mas, caso não se tenha perdido com o terramodo de 1755, ter-se-á perdido, certamente, com o de 1974, pois dele não temos notícia.

Belo edifício aquele em que vai ser instalada a extensão do Museu, Cristina. Mas parecem-me atrasadas as obras, mas é assim que normalmente sucede no Centro Histórico, devido às demoradas escavações arqueológicas que sempre se fazem quando há reconstrução de edifícios... Será uma pena se em 2012 não estiverem concluídas.

Kermit disse...

parecia um bacalhau essa peça de vestuário...