terça-feira, 29 de abril de 2008

Terapia termal (1)

Não sei se o facto de ter nascido numa vila termal, banhada pelo Rio Ave, onde são notáveis os vestígios de balneários romanos, datados de, pelo menos, o tempo do imperador Trajano Augusto, o qual deu nome a um monumento nacional, o Penedo de Trajano, dito da Moura, viria a influenciar neste fascínio que sinto pelos lugares termais.
Vidago, por exemplo, é um lugar mágico, e percorrer os vastos jardins do Palace Hotel, abertos ao público- quando lá fui, ainda o hotel estava em obras- é, por si só, a melhor das terapias.
Mais perto, são famosas as Termas de Vizela e as de Caldelas; a todas elas é comum, além da calma que lhes é, justamente, associada, uma atmosfera da "Belle-Époque", que, também, marcou Portugal.

8 comentários:

Luísa A. disse...

Querida Cristina, nunca tive a experiência de passar uns dias numa estância termal, embora me atraiam muitíssimo o sossego e a atmosfera que lhe são associados. Não sei se é possível fazê-lo sem sujeição às terapias. Acho que as imagens do Astérix e amigos no «Le Bouclier Arverne» me têm moderado os ímpetos nestes anos. :-)

cristina ribeiro disse...

Luísa, sei que Ferreira de Castro passava as férias por cá, no Hotel das Termas, e não me consta que fizesse qualquer tratamento, mas não tenho a certeza. Pensei melhor, e acho que este gosto já vem de pequena, quando acompanhava a minha mãe, que ia a tratamentos para o Gerês; gostava muito do convívio entre os hóspedes do hotel...

O Réprobo disse...

E quem sabe, Querida Cristina, se o monarquismo também não se refoça com os gostos de D. Leonor a D. João V...
Beijo

cristina ribeiro disse...

Ah, as Caldas da Rainha...; sabe que conheço o local, ao de leve, mas não a fonte das águas sulfurosas?
Beijo, Paulo

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

Já permaneci no Palace várias vezes...faziamos 1 semana sempre lá...

Depois, tambem ia a festas de anos, assistia às corridas de cavalos...bons tempos...

A ultima noite que lá fiquei aquilo estava muito degradado, com as mudanças de gr~encia,etc.etc.

beijinho

cristina ribeiro disse...

Júlia, imagino que essa degradação haja sido o motivo das obras, pelo que não cheguei a conhecê-lo no interior, mas a vista do exterior deixou-me a vontade de lá voltar. E o parque!...
Beijinho

Anônimo disse...

Ah o velho Palace de Vidago... que o meu pai fez questão de nos apresentar numa das viagens a Chaves, sua terra natal. Mas nunca fui muito chegado a termas... schiu... não diga a ninguém, mas acho-as coisas de "velhos" (risada).

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

o parque é lindo,sim,e continua frondoso e palaciano. Ainda o ano passado lá passei...