segunda-feira, 21 de abril de 2008

A respeito do encerramento da estação de Santa Apolónia

Rodrigo Saraiva do Câmara de Comuns deixa-nos um post incisivo:

António Costa, Presidente da CML, defendeu o encerramento da estação de Santa Apolónia, tendo em conta as obras de alargamento previstas para a Gare do Oriente, no âmbito do projecto de adaptação à Alta Velocidade e ao novo aeroporto.

Á primeira vista até pode parecer uma solução bem pensada, não fosse o facto de há poucos meses, em Dezembro, ter sido inaugurada a estação de Santa Apolónia do metropolitano.

Com o alargamento da linha azul a Santa Apolónia, a cidade está ligada, praticamente na totalidade, ao nível do metropolitano e de comboios. Foi uma obra difícil, mas estratégica.

E convém lembrar os custos directos, bem como os indirectos, que estas obras tiveram para os cofres do estado e para a cidade de Lisboa.
Apenas em termos financeiros os números chegam a cerca de 300 milhões de euros.
Mas parece que, para alguns, 300 milhões são trocos!

2 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Samuel, é preciso não esquecer o facto desta estação ter sido a primeira em Portugal. Estou a desconfiar de que tudo isto não passa de mais uma javardice tendente à "valorização imobiliária" do terreno. Sempre quero ver se o IPPAR comenta...

cristina ribeiro disse...

É a minha estação, sempre que vou a Lisboa. Além de achar a do Oriente muito mais "fria" (e não me refiro ao maior ou menos frio climatológico), fica-se logo no centro da cidade.