quinta-feira, 24 de abril de 2008

Dia Mundial do Livro

Ora quase me esquecia que hoje, isto é, ontem, 23 de Abril, se comemorou o Dia Mundial do Livro. E para comemorar, nada melhor do que ter um desconto de 20% pela minha condição estudantil ao adquirir o recente livro de Nuno Simas, Portugal Classificado - Documentos Secretos Norte-Americanos 1974-1975, por alturas da comemoração da revolução abrilista. Para já estou a gostar, especialmente do sempre pragmático Henry Kissinger, que a 8 de Outubro de 1975 reunia com os seus conselheiros:

Kissinger: Por que diabo tínhamos nós que saber mais do que o Governo que foi derrubado?

Hyland: Eu disse isso, que [Marcelo] Caetano foi apanhado de surpresa. Mas a resposta ao que eles [Comissão Pike] queriam saber - prevemos o golpe? - é não (...)

Kissinger: Mas que exigência é esta de pôr as nossas agências de informações a descobrir golpes pelo mundo fora? (...) Será que nós temos que ter um FBI em cada país? (...) Nós dizemos que [Portugal] é uma ditadura, com serviços de segurança internos. Se os serviços de segurança internos portugueses não previram o golpe, como diabo íamos nós conseguir prever o golpe?

2 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Como já te tinha dito, tenho muitas reservas em relação a essa sinistra criatura Kissinger.

Paulo Soska Oliveira disse...

ui... Nuno, somos 2.
A ele e ao meu outro compatriota. O Brzezinski.