quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Carnaval a sério (2)

Estava a ver umas imagens do sambódromo no Rio, quando me lembrei das imagens dos carnavais portugueses.

Desde há uns anos a esta parte, e este ano não foi excepção, que oiço por esta altura "sábias" vozes falando da vergonha que é os brasileiros passarem fome durante um ano inteiro para poderem ser estonteantemente exuberantes durante apenas 3 dias.

Moralismos à parte, eu diria mesmo que o que é vergonhoso e provinciano são as nossas tentativas falhadas de copiarmos o Carnaval do Brasil, esse tal de que todos falam mal porque durante o resto do tempo passa-se fome.

Lá está, não há nada mais provinciano do que tentar ser cosmopolita.

Um comentário:

Nuno Castelo-Branco disse...

Pois e logo a seguir, martelam-nos com a dança dos c...! Como se o carnaval por aqui, tivesse que andar a copiar o que há de pior de uns, sem conseguir realizar o melhor dos outros. É o que é. Frio. E ainda por cima, não nos podemos dar a luxos venezianos, nem sequer emular o carnaval de Colónia. Falta-nos sobretudo, dinheiro e estado de espírito (olha, cá está um bom nome para um blog). Quanto ao pretenso cosmopolitismo de certas elites -pelo menos pareceu-me que era a sua intenção mencioná-las -, basta premir o botão da TV às oito da noite. E se tiver pachorra para mais umas doses, veja o programa da Bárbara Guimarães ou da Moura Pinheiro. Como dizia o saudoso D. Pedro V,... é secante"...