quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Porque é que eu não tenho uma petrolífera?

Oil closes above $100 for first time

Isto como se já não bastasse a turbulência financeira despoletada pelo mercado imobiliário subprime norte-americano e a especulação sem justificação que tem elevado os preços do petróleo a um nível para lá do razoável, numa altura em que em termos relativos existem mais reservas de petróleo do que aquando do choque petrolífero de 73!

Parece que até já estou a ver nos próximos dias as gasolineiras em Portugal a aumentarem preços novamente.

Eu cá proponho que o Ocidente se una e acabe com o cartel da OPEP. Para começar podemos invadir e tornar a Venezuela e o Irão protectorados internacionais, que é da maneira que também acabamos de vez com a ideia de soberania vestefaliana estato-cêntrica.

A lei do mais forte impera no sistema internacional e como tal o Ocidente não se pode continuar a vergar à vontade de ditadorzinhos excêntricos e fanáticos muçulmanos. Chamem-me americanista ou seja lá o que for, mas a continuar assim isto só tem tendência a piorar.

Mas como quem dá uma no cravo e outra na ferradura, também reconheço que a outra alternativa é enveredarmos a sério pelas energias alternativas. Recordo-me de uma conferência com Viriato Soromenho Marques onde esse dizia acreditar que ainda iremos ver as grandes petrolíferas a competir no mercado das energias e combustíveis alternativos.

Vá escolham lá uma das alternativas...

Nenhum comentário: