terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Sobre a famosa Central de Bloggers

Foi em Outubro de 2007 que decidi iniciar este blog, como se pode aferir pelos arquivos, quando ainda conhecia muito pouco da blogosfera lusa pelo que a pouco e pouco fui pesquisando, navegando, linkando e comentando nos diversos blogs.

Na altura linkei um blog onde escreve um tal de Miguel Abrantes, o Câmara Corporativa. Não me recordo bem quando, mas a dada altura estalou uma polémica entre este e o Francisco Almeida Leite. Dei uma vista de olhos mais demorada pela Câmara Corporativa e rapidamente concluí que de facto algo de estranho se passava visto que apenas lambiam as botas ao governo e deixavam intocáveis assuntos controversos. Logo de seguida retirei o link e deixei de o visitar.

Ainda nada havia dito sobre o assunto, até porque pouco ou nada tenho a dizer. Apenas noto que este assunto está a ganhar uma notoriedade desmesurada na blogosfera, pelo que se deve prosseguir até às últimas consequências se de facto se demonstrar que aquele é um blog mantido por assessores do governo que, pela assiduidade e actualidade dos posts, a ele devem dedicar grande parte do seu tempo, pago pelo erário público.

Não sou a favor da intromissão de um qualquer tipo de regulamentação na blogosfera, um espaço onde ainda somos livres para exprimir o que normalmente não nos é permitido, mas medidas há que podem ser tomadas para aferir sobre esta situação, pelo que em nome pessoal exprimo a minha solidariedade a um qualquer tipo de movimento na blogosfera que pretenda levar o caso até às últimas consequências. Num país sério isto seria digno de causar uma profunda indignação a todos os que pagam os seus impostos.

Por ora o Francisco relata-nos uma preocupante situação que envolve o Eduardo Pitta e o João Gonçalves. Ficamos a aguardar cenas dos próximos capítulos, enquanto ainda não sabemos se terá ou não um final feliz.

Um comentário:

Nuno Castelo-Branco disse...

Esta "estória" de blogs controlados por governos, não é novidade. se forem ao youtube e quiserem ver videos referentes, por ex. ao Hino da RPC ou a paradas do exécrcito de Pequim, decerto repararão que o PC chinês tem escribas de serviço em permanência. Pior ainda, possuem um serviço de censura que retiram posts que escrevam certas verdades. A mim já aconteceu. É que há gente que aprende este tipo de habilidades bem depressa.