segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O Kosovo nos blogues

Bruxelas não deveria balcanizar-se, interferindo entre as pretensões da Grande Sérvia e as pretensões da Grande Albânia, tal como a República Imperial não deveria brincar a nova Guerra da Crimeia, mais uma vez com religião à mistura e muita força a fazer o desequilíbrio. (José Adelino Maltez)
O Kosovo - parece um daqueles países do Tintin... (Miguel Castelo-Branco)
Está aberta a Caixa de Pandora. Não acredito que a Rússia -- que recentemente divulgou que dera asilo à viúva e ao filho de Slobodan Milosevic -- fique de mãos cruzadas. Não se trata de uma questão menor para Moscovo. Vladimir Putin não pode, pura e simplesmente, tolerar a afronta. (Paulo Gorjão)
A declaração da independência do Kosovo - como haviamos referido aqui - era uma inevitabilidade. Revela algo que é subliminar à tradição ocidental da "casa da liberdade": o direito de cada povo reger o seu próprio destino e libertar-se das grilhetas da opressão, quando elas já não se suportam. (Exílio de Andarilho)
Os países europeus devem assumir as suas responsabilidades e dizer a Washington, de um modo firme e decidido, para mudar a sua política de apoio dogmático aos kosovars e condenação permanente da Sérvia. Ao contrário do que acredita a administração norte americana, a independência unilateral do Kosovo não contribui para a estabilidade regional, mas apenas para agravar os conflitos e poderá ser mesmo o início de uma crise grave na Europa, com implicações no Cáucaso e na Ucrânia. (Alexandre Guerra)

Nenhum comentário: