quarta-feira, 4 de junho de 2008

Anedótico

O delegado do Ministério Público de Amã, Hasán Abdulá, acusou terça-feira 17 publicações periódicas dinamarquesas de «difamação e desrespeito» pelo profeta Maomé e emitiu notificações para 20 editores de jornais diários e caricaturistas dinamarqueses para que compareçam em tribunal, na Jordânia.

Em Abril, um grupo de órgãos de comunicação social e partidos políticos jordanos apresentou uma queixa, depois de vários periódicos dinamarqueses voltarem a publicar em Fevereiro caricaturas polémicas do profeta Maomé, consideradas ofensivas no mundo islâmico.

«As autoridades jordanas comunicarão as notificações aos acusados, através da Embaixada da Dinamarca em Amã», explicou o activista Zakaria al Sheij, director da campanha «O Mensageiro (Maomé) Une-nos», desenvolvida pelos grupos que apresentaram a queixa.

«Caso não compareçam, serão emitidos mandados de captura para que sejam levados a tribunal pela Interpol», disse Al Sheij, em declarações aos jornalistas.

Ainda há uns meses a Rainha Rania andava a querer promover canais no Youtube e mostrar a verdadeira cultura islâmica ao mundo, e vêm agora estes seus súbditos mostrar precisamente o contrário. Nem preciso de explanar sobre as óbvias anedotas nesta peça, entre a notificação dos jornalistas dinamarqueses para comparecer a um tribunal jordano por difamação do profeta Maomé e a ameaça de mandados de captura da Interpol para compulsoriamente os levar a tribunal, não sei qual delas é melhor ou mais risível. Lembra-me alguém que muito recentemente me dizia que para fazer uma queixa/reclamação contra uma empresa ia levar essa queixa ao Tribunal da Haia...

3 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Existem tarados em todo o lado. Apesar de tudo, a Jordânia é do melhor que por aquelas bandas podemos encontrar. Temos que dar força aos laicos do Médio Oriente e não abandonar essa gente à sua triste sorte. Como? Dando-lhes atenção, patrocinando intercâmbio de estudantes, organizando eventos culturais, etc.

Pedro Fontela disse...

Completamente de acordo Nuno mas há uma coisinha que tenho que acrescentar: precisamos de informação fiável desesperadamente! Neste momento muitas vezes os ocidentais são enrolados por representantes que vendem os seus países e culturas de forma a parecerem mais apeteciveis á nossa sensibilidade do que elas realmente são.

Anônimo disse...

O melhor é deixarmos de ter ilusões e manter aqueles gajos à distância.

GP