quarta-feira, 14 de maio de 2008

Sócrates, Chávez e interesse nacional

A blogosfera nacional anda em plena efervescência com o caso do cigarro fumado a bordo do avião da TAP. Não vale a pena entretermos-nos com episódios típicos de um dia a dia primo-ministerial e o lapso, ou melhor, a ilegalidade cometida, proveio certamente do estado de coisas que vem sendo incentivado pelo Poder. O engenheiro Sócrates sabe agora o que realmente é e vale a delação que bem conhecidos circuitos acicatam.
O outro tema de momento, é a visita à Venezuela, país, ou arremedo de país que abriga uma numerosa comunidade de origem portuguesa. O regime chavista e a natureza dos pressupostos que lhe dão corpo são sobejamente conhecidos, pelo que nos eximiremos a mais considerações. Para informação complementar, os leitores deverão consultar a obra de Hergé, especialmente os volumes "O Ídolo Roubado" e "Tintim e os Pícaros", onde decerto o caudilho orinoconense se inspirou.
A visita de Sócrates é benéfica sob vários prismas. Primeiramente, o esvaziamento da presença espanhola, ou pelo menos, o seu declínio, suscitará saudáveis impulsos no sentido da ocupação de posições que garantem amplos proventos e desta forma, Sócrates fez bem. A Venezuela está no caminho certo para se tornar em mais um Estado pária, ombreando com Cuba, Coreia do Norte ou Irão, no sinuoso caminho condutor a futuros não muito ridentes. Portugal é o parceiro ideal para um lavar de cara. País antigo, membro da União Europeia e da NATO, pátria-mãe do Brasil, é um desejável conviva à mesa do opulento banquete. Mas a soberania vale o que vale e não podemos forçar os venezuelanos e as suas castas dirigentes a seguir modelos alheios. Em grande medida, as culpas da presente situação hoje vivida naquele país, cabem inteiramente às oligarquias conotadas com as direitas que esbulharam a seu bel--prazer, os recursos que deviam ter sido mais equitativamente repartidos. Chávez aproveitou a oportunidade oferecida e parodiando Mussolini no "Grande Ditador" de Chaplin, subiu ao palco do estrelato internacional.
A única questão que poderá derivar rapidamente para claro óbice de conduta, é esta. Poderá o senhor primeiro-ministro garantir que os acordos celebrados entre o reino de Portugal e a Venezuela beneficiarão o país como um todo? Ou servirão apenas para impulsionar certos e bem conhecidos interesses privados subsidiadores e subsidiários do regime? É esta a questão.
Se o eng. José Sócrates nos der uma explicação cabal e sem sofismas acerca do lucro colectivo a recolher pelos portugueses, só poderei aplaudir o olhar de águia, o golpe de génio. No caso de a realidade ser a contrária, enfim, não perderemos todos por esperar o muito que haverá para dizer. E as consequências e as responsabilidades caberão inteiramente a quem colheu momentâneos proventos. 

* Por favor, substituir as legendas nos balões das imagens, por engenheiro em vez de professor, etc. Tapiócapolis pode ser mudada para Caracas, por exemplo. O cenário é idêntico.

Nenhum comentário: