terça-feira, 6 de maio de 2008

Hábitos de leitura dos portugueses

Se os portugueses são conhecidos pelos seus parcos hábitos de leitura, no que a livros concerne, sendo certo e sabido que quanto a jornais, os desportivos lideram nas preferências dos leitores, fica-se agora a saber quanto aos cibernautas:

Maisfutebol voltou a ficar em terceiro lugar entre os jornais online mais vistos a partir de casa, de acordo com os dados do estudo «Netpanel», da Marktest, referentes ao mês de Março.

Segundo estes dados, Maisfutebol mostrou mais de dez milhões de páginas em Março. Na segunda posição continuou o «Record» (um pouco menos de onze milhões). A liderança pertence a «A Bola» (cera de 15 milhões de page views).

No quarto e quinto lugares aparecem os primeiros títulos generalistas («Público», cinco milhões; «Expresso», quatro milhões).

Nuno, deixa lá o "Petróleo a 200 USD o barril, crise alimentar, alterações climatéricas, Ahmadinedjad, Chávez...". A Oeste nada de novo, desde que haja futebol para entreter o país.

É por isso que alguns dizem que não precisamos de um símbolo unificador da nação como seria o Rei. Temos a selecção e o Cristiano Ronaldo! Ainda há dias ouvia numa conferência o presidente da comissão dos Negócios Estrangeiros, Henrique de Freitas, revelar que numa recente visita a um país qualquer para os lados das arábias, de que não me recordo, foi o mais solicitado pelos anfitriões que ansiavam por novidades quanto ao "Génio da bola"!

Isto em ano de Europeu, era Portugal ganhar o torneio que a crise passava-nos a todos num instante!

2 comentários:

Pedro Fontela disse...

Samuel,

Isso é pura ilusão. A monarquia não mudava nada - basta ver o número de idiotas chapados nesse período. Aliás, nenhuma mudança de regime resolve isso. A questão central parace-me a mim ser por uma trela nas elites económicas que no fundo manipulam a questão política em vez de ser o contrário - a ignorância da população joga a seu favor já que torna a população volátil e manipulável.

Samuel de Paiva Pires disse...

Pedro, era mais uma ironia do que uma afirmação séria. A questão é que se pudesse optar entre ter o Cristiano Ronaldo como símbolo unificador da nação e o Rei, creio que sabe qual seria a minha opção...

Mas quanto ao que diz, como quer distinguir entre as elites económicas e políticas se essas se confundem em Portugal? A ignorância da população não acontece só aqui, acontece em toda a Europa, todo o Ocidente, todo o Mundo, as massas são em regra ignorantes.