domingo, 30 de março de 2008

As noites dos fins-de-semana

Interrompo a leitura de um livro de Camilo para olhar pela janela. O meu é um quarto com vista, embora não vislumbre nenhum Arno; vista para o Bom Jesus do Monte. Está tudo iluminado e, forçando um bocadinho a vista, consigo ver aquela escadaria monumental.
Está uma noite calma, as muitas árvores que me rodeiam não acusam qualquer vestígio de vento. Ao mesmo tempo lembro que este foi um cenário muito glosado pelo homem de Seide.
É quase tão linda como a vista que tenho quando fico em casa de uma minha irmã em Guimarães, de onde quase posso tocar o belíssimo Mosteiro de Santa Marinha da Costa.
E nesta apreciação não entra a tradicional rivalidade entre os dois Municípios(se assim fosse não viveria em Braga, não é? :) ).

4 comentários:

O Réprobo disse...

Querida Cristina,
tenho vários Amigos com raízes Minhotas, embora deslocados na Grande Lisboa: de Vila Verde, do Gerês, etc.
Claro que ler Camilo com o plus da contemplação das paisagens que ele celebrou é maneira mais feliz de acrescentar à Literatura, do que adaptar televisivamente uma escrita intransponível.
E nós podemos ajuntar mais um factor de atracção - imaginar a Cristina no centro desse quadro.
Beijo

cristina ribeiro disse...

É bem verdade que acrescenta, Paulo.
E toda esta região é, a cada passo,por ele contemplada nos seus livros: no romance «A Enjeitada» refere,por exemplo, a aldeia natal dos meus pais, e, quando andou escondido, devido ao romance que mantinha com Ana Plácido, andou por estas aldeiazinhas todas.
Um Bom Domingo para o meu amigo, sempre gentil!
Beijo

Tiago Laranjeiro disse...

Belas pequenas notas com que a Cristina Ribeiro nos brinda deste seu fim-de-semana minhoto.

Ainda assim, e estando por estes dias com a mesma vista que a Senhora aqui descreve, prefiro de longe a do Mosteiro de Santa Marinha da Costa, antiga "universidade", que posso ver do meu quarto, embora sem lhe tocar, porque a meio entrepõe-se a torre da Colegiada...

cristina ribeiro disse...

Tiago, apesar de estar a viver em Braga-só aos fins-de-semana :)-,e gostar, sou vimaranense, não da cidade mas do Concelho de Guimarães, e essa é a "minha" cidade; quando vou a casa dessa minha irmã vejo, do quarto, Santa Marinha, e da sala o Castelo, o Paço dos Duques de Bragança, a Igreja de São Francisco...: não há vista mais bonita!

Obrigada pelas palavras de simpatia.