sábado, 29 de março de 2008

"Monarquia e soberania popular"

Este o título do excelente post de Miguel Castelo-Branco no seu blogue, Combustões.
É isso mesmo!

6 comentários:

Pedro Leite Ribeiro disse...

Devemos estar a captar a antena das Taipas. ;)
Caldas das Taipas, diga-se, não vão os caros lisboetas pensar que se trata de outra coisa.

cristina ribeiro disse...

Exactamente. A sintonia vem daí :)
(Mas olhe que hoje até estou na Augusta cidade!)

O Réprobo disse...

O problema, Querida Cristina, é que Paz e Prosperidade e Partido me parecem encerrar contradição nos termos.
Mas não bato mais no ceguinho.
Beijo

cristina ribeiro disse...

Mas com sua licença, caro mio, bato eu: não penso, de maneira nenhuma, que possamos regredir no tempo até à Monarquia Absoluta.
Veja por exemplo nos países nórdicos se essa paz e prosperidade são contraditórias com a Monarquia Constitucional.Mentalidades e educações diferentes? Há que trabalhar no sentido de modificar os nossos vícios, tão entranhados, eu sei,mas no desistir está a morte do artista...
Estas divisões intestinas são, acredite, o maior aliado daquele que deveria ser o "inimigo " comum...
Beijo

O Réprobo disse...

Eu não sou divisionista e, ao contrário de outros Amigos, não dou por iguais as partidocracias republicana ou monárquica, embora me não reveja em qualquer delas.
Regredir? Ora, Cristina, o velho Bourget já tinha esclarecido que nos regimes, como nas doenças, o progresso está em retroceder ao estado são, antes de se ter sido atingido por elas.
E queria para o meu País tudo menos que ficasse como os Escandinavos, sociedades ricas, mas espiritual e psiquicamente arrasadas.
Beijo, Querida Cristina

cristina ribeiro disse...

Paulo, como me dizia ainda ontem o Nuno, o Paulo é um "caso" muito especial de monárquico tradicionalista, que, lá no fundo sabe que temos de nos adaptar aos tempos d'hoje, para que o essencial possa sobreviver: tudo o resto são questiúnculas que nos condenam ao marasmo...
E só referi os países escandinavos, para exemplificar que a Monarquia Constitucional não é incompatível com a paz e prosperidade; quanto ao resto,o Paulo está certíssimo: eu,que andei por lá testemunhei essa decadência- da qual nos aproximamos a passos largos.
Beijo