sábado, 22 de março de 2008

Memória

O caríssimo Pedro Soares Lourenço, a quem agradeço a referência no Arcádia, um blog que só recentemente descobri e que tenho gostado de ler nos últimos dias, que se prestou a ouvir os 80's que tenho revisitado aqui, pergunta-me como é que me recordo de ouvir a defunta Rádio Cidade, na alvorada dos anos 90, tendo em consideração a minha tenra (já foi mais...) idade.

As memórias mais remotas que tenho reportam-se aos meus 2/3 anos de idade, o que parece inacreditável para a maioria das pessoas.

Tinha cerca de 6/7 anos quando o meu pai me ofereceu um walkman, e desde então tornei-me um maníaco pela rádio. A toda a hora ouvia a Rádio Cidade, não me recordo de ouvir outras rádios nessa altura, daí que me recorde de muitos clássicos dos 80's e início dos 90's, muitos dos quais quando ouço algures, recordam-me a minha infância. Mais tarde ofereceram-me um rádio, e passava tempos a ouvir rádio, gravar as músicas e escrever as letras. Ainda hoje tenho imensas cassetes gravadas. E mesmo em termos de clássicos dos 50's, 60's, 70's, cresceu em mim um gosto especial, após anos a fio a ouvir a rádio Nostalgia que a minha mãe insistia em ouvir no carro.

Mais tarde, aquando do declínio da Rádio Cidade, no final dos anos 90, acabaria por passar a ouvir a Comercial, mas com o advento da internet fui gradualmente deixando de ouvir rádio, por razões óbvias, ou não fosse o mp3 o formato de música mais divulgado actualmente.

Não sei se terei uma capacidade de memória superior à média, mas o que é certo é que me recordo de imensos detalhes e pormenores de toda a minha curta vida. E mesmo em questão de memória visual, por exemplo, posso ler apenas uma ou duas vezes umas centenas de páginas de apontamentos ou de livros e quando chego à frequência consigo rever mentalmente as páginas, se são frente ou verso e a própria letra, quando se trata de apontamentos.

Nenhum comentário: