terça-feira, 18 de março de 2008

Bélgica vai finalmente ter governo

Au terme de neuf mois d'une crise politique profonde, la Belgique va enfin se doter, cette semaine, d'un gouvernement définitif. Mardi 18 mars à l'aube, les cinq partis de la future coalition – deux formations flamandes et trois francophones, allant des libéraux aux socialistes – ont approuvé un programme d'action commun. Cet accord lève le dernier obstacle à l'entrée en fonction, au poste de premier ministre, du chrétien-démocrate flamand Yves Leterme.

9 meses e meio depois do início da crise política, onde para regozijo de muitos, anarcas e liberais, se provou que não necessariamente a falta de um governo é causa de uma qualquer crise social ou económica, falta agora ver se também os belgas nos darão uma lição de governação com este governo mesclado, ou se se provará mais uma vez que as coligações demasiado diversificadas não funcionam. É uma questão de aguardar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como luso-belga residente na Flandres só digo que este governo vai caír até ao dia 21 de Julho. Os melhores nacionalistas flamengos são os incompetentes políticos francófonos que só pensam em sugar a parte norte do país até ao tutano.