segunda-feira, 24 de março de 2008

Uma tarde tórrida e um gigante em Moçambique



1968, arredores de Lourenço Marques. Era habitual a organização de convívios "à portuguesa", onde não podiam faltar as sardinhas, a broa, os grelhados -onde pontificava o frango à cafreal- e o vinho da Metrópole. Já Charles Boxer, na sua obra dedicada ao "Império Marítimo Português", realçava a particularidade da colonização lusa, de recriar noutras paragens, aquilo que para trás deixara na Europa. Cidade cosmopolita, de arquitectura arrojada e avenidas grandiosas, a capital de Moçambique destacava-se na África Austral. Local aprazível para viver e trabalhar, era também, o local ideal para as crianças, onde a praia, os jardins, cinemas e campos de jogos, preenchiam as férias grandes de todos nós.
Naquele fim de semana, fomos os três com os nossos pais, a um daqueles convívios-quermesses, decerto com fins beneficentes. O local era a Quinta do Marialva, cujo nome denota o apego dos seus proprietários, a ecos longínquos da história portuguesa. A patuscada fez as delícias dos adultos e ainda hoje recordo o gigantesco coronel Anta, um autêntico sósia de Mussolini que conseguia devorar dúzias de sardinhas, abundantemente regadas de tinto. Quanto a nós, os miúdos, tivemos a recompensa do dia. Aquele género de feira era sempre maçadora, afastando-nos dos brinquedos, da praia e dos vizinhos que connosco conviviam no ocioso quotidiano de verão. Após o prolongado repasto, surgiu o inconfundível vulto do Gigante de Manjacaze (1944-90), o Gabriel Monjane que povoava a nossa imaginação de temores e curiosidade. Conhecendo-o através de fotografias em revistas e jornais, foi com surpresa e emoção que tivemos o privilégio de receber a sua particular atenção. O Gabriel gostava de crianças e era uma pessoa calma e tímida. Para nosso grande alívio, caiu para sempre, a imagem que dos gigantes construíramos, através de leituras infantis ou de histórias inventadas pelos adultos, para nos "obrigar a comer a sopa".

Na foto, a minha mãe com a Ângela, o meu irmão Miguel que olha desconfiado e eu próprio, encadeado com a luz ofuscante do sol austral. Mais uma foto com história (já anteriormente publicada pelo Miguel). Não podíamos imaginar que uns poucos anos depois, abandonaríamos aquela terra, varridos por "ventos de uma certa história", soprados de Portugal e de outras bem identificadas paragens deste mundo.

3 comentários:

cristina ribeiro disse...

O retrato que daqui resulta, e que já estava bem patente no post nº11 da série "Os Colonialistas: a tribo branca da África Oriental", no "Combustões", é a de que esse gigante abrigava dentro de si um coração igualmente grande...

Anônimo disse...

O homem era enorme e ainda parece mais alto ao pé das crianças.

Anônimo disse...

Crianças que não parecem estar muito contentes. Estariam com medo?
Pedro Matias