sexta-feira, 21 de março de 2008

80's revisited (2) - One night in Bangkok

Esta é uma música que tem uma interessante história na sua génese. Escrita por Bjorn Ulvaeus e Benny Anderson (dos ABBA) em conjunto com Tim Rice (letra), esta será a mais conhecida música retirada de Chess, um musical que teve um enorme sucesso no West End londrino entre 1986 e 1989, que não veria o mesmo sucesso na Broadway. Todo o musical, e especialmente "One night in Bangkok", é inspirado no confronto entre Bobby Fischer e Boris Spassky, na final do campeonato mundial de xadrez de 1972, disputada em Reykjavik, partida carregada de um simbolismo tal que fez o mundo parar, vista como uma disputa da Guerra-Fria, entre um soviético e um norte-americano (desde 1948 que todos os finalistas do campeonato do mundo eram soviéticos), que o recentemente falecido Fischer venceu.

A versão mais conhecida é a de Murray Head, que no entanto escusava de fazer no vídeo o chamado mate Pastor, que até um miúdo de 5 anos sabe fazer ou evitar. Ninguém que jogue regularmente xadrez se atreve a tentar fazer um mate Pastor, porventura até entendido como uma ofensa, o que até não seria de admirar da parte de Fischer, tendo em consideração o seu feitio irado que o levaria a fugir dos E.U.A., sendo posteriormente acolhido pela Islândia, o país de onde sou natural, que lhe garantiu a cidadania.

No entanto, nos E.U.A., uma cantora de nome Robey deu um ar mais dance à música, para além do vídeo bem mais atraente se tomarmos em consideração a sua interessante fisionomia curvilínea e expressiva, tendo ambas as versões sido lançadas em 1984.

Embora retire a expressividade da beleza da letra, em 2005 foi lançada uma versão pelos Vinyl Shakerz, um hit nas pistas de dança, e como com esta série pretendo mostrar como hoje em dia muitos artistas vão repescar os clássicos 80's, aí fica.

Murray Head



Robey



Vinyl Shakerz

Nenhum comentário: