segunda-feira, 10 de março de 2008

Notas Soltas

Tenho andado um pouco ocupado pelo que ao correr da pena deixo umas breves notas:

1 - A manifestação dos Professores: É pena não terem invadido a Assembleia da República, um golpe de Estado teria imensa piada. De notar que os cem mil não eram todos professores, sei de várias pessoas que participaram na manifestação e não são professores. Não estou com isto a querer diminuir o impacto da manifestação, muito pelo contrário, é de realçar a coesão que as medidas impopulares deste governo têm provocado na sociedade Portuguesa. Porém a Ministra parece irredutível, vamos ver quanto tempo se mantém no lugar.

2 - O Dia Internacional da Mulher. Acho isto abjecto. Contaram-me que também há um Dia Internacional do Homem. Se o há é igualmente abjecto. Isto não promove a igualdade, porque o próprio Dia é em si próprio uma forma de diferenciação. Mas pronto vá, fica bem, e as mulheres merecem.

3 - Estive hoje numa conferência que contou com o professor Narana Coissoró e a Presidente da Amnistia Internacional, Cláudia Pedra, como oradores, dedicada ao tema da universalidade dos Direitos Humanos. Disparei uma série de argumentos, mas os activistas de Direitos Humanos são demasiado tribais, na distinção que o professor Jaime Nogueira Pinto faz. Os híbridos são os que procuram o equilíbrio. Os tribais são os que querem mudar o mundo radicalmente, a tal ponto que se tornam demasiadamente perigosos, é uma espécie de idealismo com palas nos olhos. Aquele tipo de tribalismo que leva a conflitos de grande escala.

4 - Não poderei assistir ao debate do Prós e Contras hoje. Irei tentar ver a repetição amanhã, mas fico a contar com a blogosfera para fazer a cobertura.

Nenhum comentário: