segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

A ler

Eis a república, de Jacinto Bettencourt, que nos revela esta passagem do Relatório da Comissão de Projectos para as Comemorações do Centenário da República:

«Reivindicando-se da trilogia revolucionária francesa da "Liberdade-Igualdade- Fraternidade" – que o constitucionalismo liberal monárquico tinha reduzido ao primeiro termo, numa versão puramente individualista, esquecendo a igualdade e a fraternidade –, o republicanismo histórico manteve desde o início uma clara pulsão democrática e social, num duplo sentido, a saber, na promoção do associativismo e na defesa de direitos sociais básicos dos trabalhadores. Por isso, o republicanismo só se alcança na base das suas relações com o liberalismo, com a democracia e com o socialismo.»

É este tipo de confusões entre conceitos que não estão relacionados que levam a maioria dos portugueses a acreditar nas mentiras desta gente deste regime. E depois na Assembleia da República vêm PS, PCP e BE dizer que não se pode fazer juízos históricos nem ter versões oficiais sobre a História. Incongruências de quem não tem coerência...

Um comentário:

Nuno Castelo-Branco disse...

Concordando plenamente com os seus comentários relativos à preclara e contundente posição do PS e satélites parlamentares, convém também lembrar ao sr. Jacinto, que a tal república de sarjeta que nos foi imposta a tiro, foi exímio na negação da Igualdade e da fraternidade (fróternidade, como então se dizia...).
Igualdade republicana do Costa e restante abestuntas: esmagamento da oposição pela força do cacete e pelo cano da espingarda; redução drástica dos cadernos eleitorais; empobrecimento generalizado da população e beneficiação dos próceres e magnatas do regime recém instalado.
Fraternidade: foi enorme, com edificantes Camionetas Fantasma, Levas da Morte, Formigas Brancas, espancamento dos padres em plena via pública, medição craniano dos mesmos (Goebbels aplaudiria de pé); ininterruptos golpes de estado, etc.
enfim, insignificâncias... Eles lá sabem no que se estão a meter.