domingo, 4 de maio de 2008

No Centenário da Aclamação de D. Manuel II - a Coroa


No dia 6 de Maio de 1908, era formalmente investido no Parlamento o rei D. Manuel II. Decorridos cem anos sobre a data, publicaremos alguns posts relativos ao evento, onde a simbologia real e as personagens históricas envolvidas, transportar-nos-ão a um período difícil da nossa história. Assassinados devido a conjura urdida pelo partido republicano o rei D. Carlos e o príncipe real D. Luís Filipe, sobe ao trono o infante D. Manuel, um jovem de apenas 18 anos de idade que noutras circunstâncias, teria servido o país de uma forma mais consentânea com a sua formação erudita de bibliófilo de renome. Prestamos assim, uma modesta homenagem àquele que sempre soube colocar acima de tudo, o interesse de Portugal.


A Coroa
Executada no Rio de Janeiro em 1816, para a aclamação de D. João VI como rei de Portugal, Brasil e Algarves. Tornou-se no símbolo máximo da realeza até ao 5 de Outubro de 1910.

Um comentário:

carlos firmino disse...

Esta coroa coroou um rei de um tempo e num tempo em que a europa estava em mudança.Portugal mendigava tanto quanto os maiores paises da europa saidos da Iª guerra mundial senão para comparação vejan-se filmes da época e,mesmo do habitate americano no campo das periferias .
Por vezes as gentes e ruas ou becos residências ,até parecem zonas portuguesas tal como nos paises saidos da jurisdição comunista nos dias de hoje.
Incível,mas na época nem eramos tão atrazados como muitas inteligencias dizem.