domingo, 18 de maio de 2008

Fantástico...

Ontem, dia Nacional dos Museus terminei o meu da melhor das maneiras: numa cidade profusamente iluminada, e no coração do Centro Histórico, fui rever o de Alberto Sampaio, um museu festivo já de si, mas mais radioso do que nunca. Uma longa conversa com a Directora, e uma percepção mais completa dos tesouros aí preservados, confirmaram as palavras elogiosas há tempos ouvidas ao Professor José Hermano Saraiva. Assim sim!

7 comentários:

Tiago Laranjeiro disse...

Se calhar até nos cruzámos. Uma festa engraçada, que felizmente se vai repetindo todos os anos (mais que uma vez ao ano? não sei agora responder).

Uma excelente forma de dar a conhecer o património.

José M. Barbosa disse...

Pois... ia a dizer imagino, mas nem posso imaginar.
Tenho para aí raízes, uns primos Lobato Barbosa e Barbosa Lobato.
Casaram irmãos com irmãs. Nada de incestuoso. A outra lógica.
Z.

cristina ribeiro disse...

Tiago, sabe que ontem comentei isso com a minha irmã: "às tantas já aqui me cruzei com o Tiago" :)
O Museu está aberto à noite nos meses de Junho e Julho; ontem esteve-o excepcionalmente, como terão estado os museus do país inteiro, por ser a "Noite dos Museus"...

José com as fotografias que postei agora já poderá imaginar :)

Tiago Laranjeiro disse...

Cara Cristina, pois saiba que ontem também me lembrei de si. Tendo jantado em Braga, fiz a viagem para Guimarães pela Falperra, para apreciar, de noite, as belíssimas vistas que me aconselhou, aqui, há uns tempos atrás.

Para além dos meses de Verão, o Museu já organizou uma festa semelhante à de ontem, com concertos para a juventude, no ano passado. Tenho ideia que a festa, em 2007, se prolongou por mais que uma noite.

Para além das festas e do Museu à noite, a actual Directora tem lá desenvolvido um trabalho louvável. Não foi com Dalila Rodrigues que se esgotou o dinamismo dos Directores dos Museus do IPM.

cristina ribeiro disse...

Tiago, tendo pernoitado em Guimarães, hoje, no «Dia Internacional dos Museus», voltei lá com a minha sobrinha (de oito anos), porque fora alertada pela Drª Rosa Saavedra para o facto de grande parte da manhã se dirigir aos mais novos, com muitas actividades aliciantes.
E assim foi: assistimos a um teatro de marionetas sobre as «Histórias do Tio Alberto» que encantou crianças e adultos.
Essa sobrinha vai agora inscrever-se num Curso de Verão lá ministrado, com aulas de História animadas, de cerâmica antiga...
Tem razão: temos todos os motivos para nos sentirmos orgulhosos do que por cá se tem feito a este nível.

O Réprobo disse...

Ainda bem que a Dr.ª Isabel Pires de Lima já não é Ministra, ou poderia dar cabo desse, também.
Beijo

Nuno Castelo-Branco disse...

ehehehe Réprobo, o que tem a Pires de Lima em comum com a menina do eixo do mal, a Clara? São muito parecidas, terão sido separadas à nascença?