terça-feira, 20 de maio de 2008

Descendo as abas da serra da Falperra note ahi a situação dos quatro SANDES ( S. Clemente, S. Lourenço, S. Martinho e Santa Maria de Vila Nova) (...) à direita, no fundo de uma pittoresca bacia vegetal, S. Martinho(...) o mais importante., tanto sob o ponto de vista de população, como de recordações históricas. Era de fundação antiquíssima o seu mosteiro de benedictinos, pois existia já no século V, e foi pela família dos Sandes reedificado. Em 1596 o arcebispo de Braga, D, Agostinho de Castro doou-o aos eremitas de Santo Agostinho, do Populo, que dentro em pouco o reduziram a abbadia secular. Depois foi commenda da ordem de Christo.
Da moderna Sande o melhor edifício público é o da escola, no sítio das Gaias, offerecido ao governo por D. Maria Alexandrina Vieira Marques e custeado depois pela junta de parochia. As quatro Sandes figuram na industria vimaranense como productoras em larga escala de garfos - ponham-se de recato as canellas ao passar por lá- e nessa industria as acompanha Santa Christina de Longos, cuja situação, na encosta do Sameiro, perfeitamente se descobre d'esta elevação da Citania, assim como a de Balazar, já na serra da Falperra, rodeada de arvoredo e cortada por veios d'agua" «O Minho Pittoresco»

Foi assim que, em 1886, José Augusto Vieira retratou a freguesia onde, muitos anos depois,nasceram os meus pais, frequentei, tal como eles e todos os meus irmãos, aquela mesma escola, no Lugar das Gaias, e em cuja Igreja fiz a Primeira Comunhão...

4 comentários:

Tiago Laranjeiro disse...

Que delicioso retrato que nos trouxe dessa bela região do concelho. Um excelente livro, esse "O Minho Pittoresco".

O Réprobo disse...

E entre os Guardas parece-me detectar alguns familiares da actual vizinhança do nosso Comburente Amigo Miguel...
Beijo

cristina ribeiro disse...

Se é.
Está a ver o Tiago porque é que a "dor d'alma", ao deparar com as ruínas da escola,foi atenuada, ao encontrar casas como esta, que estão quase iguais, não me sendo, pois, difícil relembrar as pessoas com quem falava todos os dias, a caminho das Gaias...

cristina ribeiro disse...

Nesse dia, Paulo, um pouco soalheiro, os gatos, siameses, é verdade, e um cão que não quis ficar na fotografia, vieram todos apanhar ar :)
Beijo