quarta-feira, 2 de abril de 2008

Luís Amado na Universidade Lusíada

O sempre informado Carlos Albino traz-nos um excelente post sobre as lições que o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, deu ontem na Universidade Lusíada, a mostrar que até o próprio Ministro tem dificuldade em remar contra as, vá lá, dificuldades, que perpassam os sectores económico e cultural das Necessidades:

Nem sabemos bem por que motivo, mas quando aqui em NV demos relevo à ida do ministro Luís Amado à Universidade Lusíada/Lisboa, suspeitámos que o MNE iria dar lição. E deu.

E na lição que deu, o ministro surpreendeu sobretudo os que o têm como que a navegar na linha de águas entre o sim e o não, com o astrolábio daquela cautela que não tem norte nem sul, na mão petrificada. Ou, pela fábula bíblica, como que um ministro conformado no seu Monte das Oliveiras, dispondo-se ao sacrifício político de pedir perdão para os que não sabem o que fazem, com o Barrabás e até o outro ao lado, no calvário de estado.

Nada disso. Desta vez, Luís Amado foi a direito contra a "política de capelas" ou "política de preservação do poder" que identificou como um problema "muito flagrante neste momento na acção externa".

Disse o ministro sentir dificuldades na "melhor promoção dos interesses económicos" e na "maior valorização do papel da cultura e da língua portuguesa", onde também sente ser necessária "mais e melhor cooperação interministerial em todas as áreas".

E que "há sempre uma política de capelinhas a condicionar, muito, os interesses de Portugal", dando relevo a que "o défice é especialmente visível no sector cultural".

"Custa-me que haja uma missão diplomática num país com potencial (económico) que não faça tudo o que pode fazer pela promoção dos interesses portugueses, às vezes não por não ter sensibilidade, mas por falta de enquadramento", avaliou o ministro para concluir que "a política de capelas isola-nos" na acção externa, tanto a nível cultural como económico.

Resultado: "É um desperdício termos uma máquina política e diplomática que não se foca nestas áreas", sendo "inaceitável que o potencial destes recursos não seja mobilizado”.

Luís Amado, com isto, fez o mais importante: identificou o problema - a política de capelas, a política de preservação do poder.

Ora quando se identifica o problema, ressucita-se! Aleluia!

Um comentário:

Nuno Castelo-Branco disse...

Pois, mas devia também ter dito que desde há décadas, o MNE vem sendo abastecido por uma fauna de incompetentes, amigos e primos. A actuação do ICEP (ainda existe?) é um bom exemplo e quanto à promoção da cultura portuguesa, enfim, nem aqui, quanto mais...
A propósito, quando é que esses tipos largam o Palácio das Necessidades? Como isto vai, podemos vir a precisar dele para outros fins.