terça-feira, 1 de abril de 2008

Exemplo


Para o mundo e para os monárquicos:

A Rainha Rânia da Jordânia lançou um canal no YouTube exortando os jovens a tomarem parte num diálogo global para desmantelar estereótipos do mundo muçulmano e árabe, de acordo com um comunicado de imprensa do Palácio Real citado pela agência Lusa.

Rânia prometeu trabalhar para acabar com esses preconceitos e disse querer que pessoas conheçam o verdadeiro mundo árabe «sem emendas, sem rasuras e sem filtros».

O canal do YouTube convida os espectadores a darem as suas opiniões sobre o Médio Oriente e a falarem das imagens estereotipadas que possam ter dos árabes e dos muçulmanos.

No comunicado divulgado pelo Palácio, Rânia foi citada como tendo dito: «Quero que os jovens de todo o mundo vejam o lado pessoal da minha região, conheçam os lugares e deparem com os rituais e a cultura que forjaram a parte do mundo que eu chamo pátria».

4 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Trabalho de Hércules, o de Sua Majestade. Pode começar, para já, por tentar explicar o arcaico ordenamento jurídico da generalidade dos países "árabes", onde a condição da mulher é o que se sabe. A Jordânia é uma das poucas excepções que confirmam a regra. Basta olhar para a figura da rainha e pensar naquilo que lhe sucederia, se passeasse despreocupadamente em Teerão, Riade, etc. Para não falarmos de outras coisas.

cristina ribeiro disse...

Assino por baixo, Nuno!

Nuno Castelo-Branco disse...

Hummmmmmm, Cristina, desconfio que el Bourbon andava com inveja do Abdalá, porque foi arranjar uma mulher igualzinha à do primo jordano...

Samuel de Paiva Pires disse...

É verdade, trabalho de Hércules mesmo, mas a minha ideia era mostrar a inovação da presença no Youtube de uma real instituição, o que até talvez nem fosse mal pensado no caso português...