domingo, 13 de abril de 2008

Ainda a respeito da cena do telemóvel no Carolina Michaellis

Freire de Andrade deixa-nos um ponto de vista à la Fernando Pessa:

O aluno que filmou a cena no seu telemóvel pode ter cometido faltas graves ao fazê-lo: 1) Falta de disciplina, partindo do pressuposto de que essa filmagem era proibida na sala de aula com a aula a decorrer, embora de um modo sui generis; 2) Falta de respeito pela privacidade dos intervenientes, já que filmou uma cena num local não público e sem a autorização da professora e da aluna, nem dos restantes colegas que aparecem mais fugitivamente; 3) Falta de delicadeza, pelas expressões que dirigiu aos colegas e pela maneira como tratou a professora por "a velha".
Mas o que é certo é que os meios de comunicação usaram e abusaram do seu trabalho para divulgar o caso e atrair audiências e as instâncias disciplinares o utilizarão, suponho, como meio de prova.
Portanto, apesar das faltas pelas quais poderá e deverá ter a devida punição, cabe-lhe a autoria de um filme que se tornou num best-seller e é justo que tenha a devida recompensa, se não como prémios cinematográficos, pelo menos sob a forma de direitos de autor. À atenção da SPA.
E esta hem?!

2 comentários:

António de Almeida disse...

-Há que ler os termos de colocação, partilha e utilização dos vídeos no youtube.

Freire de Andrade disse...

Confesso que não conheço esses termos. Mas se a colocação no Youtube impede a reclamação de direitos de autor, então conceda-se ao autor da filmagem mais divulgada em Portugal dos últimos tempos um prémio de oportunidade de divulgação de um evento que, ao que parece, merecidamente ou não, foi um êxito de espectadores, que não de bilheteira.