sábado, 21 de junho de 2008

Celebrações

Hoje muitos neo-pagãos celebram o solstício de Verão! No Wicca com o nome de Litha ( noutras religiões pagãs com outra designação ) celebra-se ritualmente a maturidade do Deus que atinge neste dia a sua potência máxima e começa o seu declínio – simbolizado através da união sexual fértil com a Deusa mas sem se limitar a esse contexto. É um dia de festa e o momento mais exuberante e vivo do ano em que se festeja a abundância e as possibilidades futuras.

Este dia 14 que passou (a data não foi assinalada antes por esquecimento meu) celebrava-se em Atenas na antiga Grécia (e os seguidores do Helenismos ainda o fazem ainda que não exactamente da mesma forma) a festa da Bufónia (o assassinato do boi) dedicada Zeus Polieu (Zeus protector da cidade) em que miticamente ao serem deixados alguns bolos de cevada a Zeus um boi teria tido a audácia de os comer; os atenienses gritaram blasfémia e um deles matou o touro com um machado. Percebendo imediatamente que agira mal o assassino foge deixando a cidade entregue às maldições de um Zeus furioso por terem sacrificado um animal que devia ter sido deixado em paz. Desesperados os atenienses enviam representantes a Delfos para falar com Apolo que lhes comunica que a única forma de restaurar a paz dos deuses é trazendo o assassino à justiça e ressuscitar o boi. Como o assassino há muito que havia fugido os atenienses julgaram o machado empunhado na morte do animal e condenaram o objecto (que passou a simbolizar a sua culpa colectiva) a ser atirado ao mar e na impossibilidade de ressuscitar o boi embalsamaram o animal de forma a simbolizar o seu retorno à vida. E foi assim que se passou todos os anos durante séculos.

2 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Coitados dos bichos, pagam sempre pelas crendices dos humanos. E já que falamos em maluquices, este solstício de verão, trouxe também a invasão da Rússia em 1941: o Hitler deve ter consultado uns búzios...

Pedro Fontela disse...

Se ele consultou devia ter pedido o seu dinheiro de volta :)

Em defesa dos gregos o animal também era comido por isso não era um desperdicio de carne... de qualquer forma são ambos rituais perfeitamente inocuos.