domingo, 3 de fevereiro de 2008

Como lidar com os lobbies (2)

O Estado Sentido esteve presente neste debate organizado pelo Psicolaranja com o apoio do Corta-Fitas. Eu, o Paulo e o Jorge Girão lá estivemos a assistir a um debate que, tal como refere o João Villalobos, que resumiu o essencial, pouco ou nada teve a ver com a questão de lidar com os lobbies.

Penso que talvez se não fosse aquele sistema de perguntas através de um formulário que era feito chegar à mesa pudesse ter-se redireccionado o debate para algo mais do que uns galhardetes entre Pacheco Pereira e Paixão Martins, que, ainda assim, não deixaram de ter piada e tornaram a noite bastante agradável.

Claro que percebo que não se podem fazer perguntas "incómodas", ainda para mais com tantos jornalistas na sala e com transmissão em directo, o que afecta de sobremaneira Paixão Martins pois nunca se sabe se clientes ou potenciais clientes estarão a ouvir ou até na sala.

Parabéns aos que organizaram este evento e que continuem a realizar debates de tal ou superior gabarito!

Um comentário:

Paulo Colaço disse...

Caros amigos,
tardiamente venho esclarecer a razão do sistema de perguntas escritas.
Este serve para ampliar as perguntas colocadas aos oradores, diminuir o tempo de antena de oradores de bancada, permitir ao moderador ter um leque alargado de temas para lançar, resumir as dúvidas dos presentes ao essencial.

Confesso que inaugurámos este modelos nos nossos debates no frente-a-frente Ribau Esteves/Macário Correia: como estava em causa a luta pela liderança do PSD, tivemos receio que as peguntas aos oradores se centrassem em acusações e brejeirices. Era uma forma de elevar o debate e falar apenas da agenda política de Mendes/Menezes.

O sistema resultou num debate sobre ideias e não sobre pessoas.

Este era outro debate em que nos arriscávamos a ter muita gente de braço no ar, uns com perguntas longas, outros a repetir perguntas, outros ainda dados a grandes reflexões.

Optámos por voltar ao formulário. Percebo que possa ter dado a ideia de "eliminação de perguntas incómodas", mas não foi de todo o caso.

Obrigado pela sua presença e ajuda na divulgação.