sábado, 9 de fevereiro de 2008

Ainda os vôos da CIA

O presidente do Governo regional dos Açores, Carlos César (PS), admite que aviões transportando alegados suspeitos de terrorismo para a base norte-americana de Guantanamo, em Cuba, tenham passado em território nacional, o que considera "lamentável".

Esta questão é por de mais falaciosa, se pensarmos que Portugal tem um dos mais extensos espaços aéreos do mundo, devidamente controlado por imensos controladores de tráfego aéreo (civis e militares), que durante as guerras no Afeganistão e Iraque tinham que manter corredores aéreos abertos para os aviões norte-americanos, apoio que viria a ser compensado com F-16s e coisas do género.

Andam sempre a atirar-nos areia para os olhos, como se não se soubesse que apoiámos os Estados Unidos, e como se o transporte dos prisioneiros para Guantanamo fosse de uma qualquer imoralidade tal que é preciso esconder. Se algo foi ilegítimo foi a invasão do Iraque, e fez-se, portanto deixem-se de falsos moralismos porque já se está a ver o que passou, até porque:

Na sexta-feira, PS, PSD e CDS-PP votaram contra a constituição de uma comissão de inquérito parlamentar para apurar responsabilidades no caso, proposta pelo PCP e Bloco de Esquerda e que mereceu os votos favoráveis das bancadas proponentes do Partido Ecologista "Os Verdes".

2 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

É o costume... Quando nos rebentar uma bomba na Ponte ou no metro, devem ir pedir ajuda aos abcazes, não?

António de Almeida disse...

-Encarcerar terroristas que pretendem atentar contra a civilização e o nosso modo de vida é um direito, chama-se legítima defesa. Claro que não defendo a tortura, mas sou a favor do encarceramento destes animais em Guantanamo. Se Portugal não colaborou, deveria.