quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Outro devaneio chavista

Hugo Chávez e Daniel Ortega, propuseram criar uma espécie de NATO ou Pacto de Varsóvia da Alternativa Bolivariana para las Américas, da qual também fazem parte Cuba, Bolívia e República Dominicana.

Pretendem criar um sistema de defesa que articule as forças armadas dos Estados-membros para responder a um eventual ataque ou ameaça por parte dos Estados Unidos. Certamente que por Washington estão já a planear alocar recursos contra esta nova "ameaça".

Ironias à parte, o que é certo é que a cada dia que passa Chávez lá vai avançando com a integração regional em consonância com o ideal bolivariano. Pese a ameaça física e material, a ameaça ideológica é também de temer para os Estados Unidos. Se a guerra do Vietname foi travada por temerem o efeito dominó da ideologia comunista para os restantes países na região, como revela Robert McNamara no documentário The Fog of War, talvez se devam preocupar com a paulatina, mas crescente, concretização deste efeito no seu "quintal".

Educação em Portugal

Fui linkado por José Carrancudo, professor, que tem um interessante blog sobre a educação em Portugal.

A ler

Já que falamos de terrorismo, a Foreign Policy tem este mês um interessante artigo sobre bombistas suicidas - Suicide Bombers: Warriors of the Middle Class.

Terrorismo contemporâneo

Para além de ter recebido por e-mail esta história, fiquei recentemente a conhecer Jeff Dunham, ventríloquo, pelo que aqui deixo um vídeo de morrer a rir do príncipio ao fim, politicamente incorrectíssimo, cujo personagem principal é Achmed the Dead Terrorist. De notar que no Youtube já foi visto por quase 29 milhões de pessoas.

Não aconselhável a muçulmanos, judeus, católicos "beatos", potenciais suicidas, fãs de Michael Jackson e apoiantes de Bill Clinton e Bush.



Momento Tango

Depois da sugestão do Alexandre aqui deixo mais um excelente clip de tango, excerto do filme "Take the lead". Com um par daqueles até os meus pés de chumbo bateriam os do Banderas aos pontos. Ou não.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Arte da socratiofilia

É incrível como José Sócrates consegue transformar o debate quinzenal entre governo e oposição num debate de vaidades e acusações, esquivando-se às perguntas e debate de ideias sobre o estado da nação com ataques pessoais e clichés demagógicos.

É triste ver um debate entre Sócrates, Portas e Santana, esses cúmulos da arrogância, essas inteligências altamente colocadas em tábua de carroça, esses politiqueiros que não sabem o que é ter sentido de Estado, o que é servir a causa pública. Onde é que estão os verdadeiros políticos estadistas dignos dessa classificação e profissão?

Certamente não estão na Assembleia da República, onde para além destes e mais alguns deputados (Louçã, Jerónimo e pouco mais), os restantes parecem divertir-se a assistir a esta espécie de circo, obedecendo ao "chefe" e aplaudindo.

Com duas horas de sono...

...depois de um dia que começou mal, a acordar às 8h, com frequência às 8:30. Atrasado, apanhei um táxi, depois de ir dos Anjos até ao topo da Estefânia à procura de um. Acabo por apanhar um táxi com um senhor já com alguma idade, a quem solicitei que seguisse o mais rápido possível. Nunca passou dos 60 km/h, mesmo no Viaduto Eng.º Duarte Pacheco, o que obviamente ainda me irritou mais.

Enfim, pelo meio deste dia consta por aí como acontecimento importantíssimo a mini-remodelação governamental, com a saída de Correia de Campos e Isabel Pires de Lima, substituídos por Ana Jorge e José António Pinto Ribeiro, nas pastas da Saúde e Cultura respectivamente, enquanto também o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais João Amaral Tomaz deixa vago o lugar que agora será ocupado por Carlos Manuel Baptista Lobo, advogado e assistente da Faculdade de Direito de Lisboa, que continua a ser uma espécie de grand école do regime.

Não me vou pôr com extensas análises ou comentários a esta remodelação ou especulação sobre pedidos de saída ou opções de Sócrates e afins considerações, até porque muito já se tem dito por vários blogs. Noto apenas que concordo plenamente com o Pedro Marques Lopes, e cá estaremos para ver o que vai acontecer nas legislativas de 2009.

Noto ainda que talvez esta remodelação tenha ficado aquém das expectativas de muitos, que anseiam pela saída de Mário Lino ou Manuel Pinho. Quanto a Mário Lino, é de admirar a forma como soube ultrapassar até agora a questão do aeroporto, depois de ter proferido algumas das frases mais desastrosas deste governo, assim à laia de um Renan Calheiros, ex-Presidente do Senado Brasileiro, que envolvido em escândalos de corrupção soube manipular o Senado para o absolver e ainda aguentou uma pressão brutal por parte dos meios de comunicação social e da sociedade em geral. Esta coisa de provar do poder é de facto inebriante e viciante, seja aqui seja onde for.

Noutro registo, quanto à queda do F-16, o Diplomata tem uma interessante nota.

Já que falamos de aviões, de notar também que um ONG britânica veio afirmar a ajuda de Portugal à CIA na transferência de 700 prisioneiros para Guantanamo.

Ainda por cá, com a mini-remodelação governamental passou meio despercebida a abertura do Ano Judicial onde Marinho Pinto se apresentou novamente com um discurso de agressividade quanto à temática da corrupção, desta feita centrado sobre os grupos económicos que andam de mãos dadas com o Estado.

Lá fora, quanto às primárias norte-americanas naquele que é um dos estados decisivos, a Florida, por esta altura as sondagens da CNN dão Giuliani em terceiro lugar, enquanto McCain é projectado como vencedor, e Romney em 2.º lugar. Do lado dos democratas, espera-se que Hillary vença sem problemas, com Obama em 2.º lugar.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Agradecimentos blogosféricos (15)

Desta feito um abraço ao António Luis Vicente e ao Francisco Camarate Campos pelo referência no novíssimo Codfish Waters!

Mas como ainda não estou satisfeito...

...deixo aqui mais um vídeo de um fantástico tango, depois dos que já havia deixado há uns tempos aqui, que despertaram a atenção d'O Diplomata.

Desta feita interpretado por Marika Rökk, a roçar o cómico e o acrobata, que fiquei a conhecer por intermédio de um conhecido Professor que julguei ser o autor de um anónimo blog que até está na coluna ali do lado esquerdo, mas que hoje me garantiu não se tratar da sua pessoa.

Aqui fica, retirado de Nachts im grünen Kakadu, de 1957.

A estas horas...

...deveria estar a dormir ou a estudar. Ninguém me mandou deixar a cadeira de Matemática de 1.º ano em atraso, que entretanto com a bolonhesa à portuguesa se transformou em 2 cadeiras, uma das quais de nome Introdução à Análise de Dados, na qual vou ser avaliado por frequência daqui a precisamente 5 horas. O que significa que tenho que me levantar daqui a 3 horas e meia. Que interessante.

Mas como não me apetece dormir nem estudar, fui para o Youtube à procura dos vídeos de 2 das minhas canções favoritas, ambas nas versões interpretadas pela Cher.

Aqui deixo The Shoop Shoop Song (Is it in his kiss) que ainda há uns meses atrás passei numa festa da faculdade e que toda a gente cantou e dançou, o que significa que os chamados "martelos" não conseguem suplantar certas músicas e clássicos (oldies, eighties, sixties, rock & roll ainda dão muitas cartas, conforme se prova em algumas discotecas da capital), e ainda Walking in Memphis. De salientar que Cher a preto e branco ganha um outro charme para além do normal, ainda para mais com Winona Ryder e Christina Ricci ao seu lado, no caso do primeiro vídeo.




No Prós e Contras de hoje

O paradigma da decadência anunciada de Portugal. Maus ordenados, contas e despesas elevadas, jovens descontentes...

E ainda o Eduardo Catroga a dizer que "se a empresa não lhe está a pagar bem, que vá procurar outra". Isto só revela o autismo de muitos dos que têm os bolsos cheios e que não vivem as dificuldades da maioria.

Esperem uns aninhos que vamos ver no que isto vai dar...

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Separados à nascença...

... ou, o passado secreto comunista da mãe de Manuel Pinho?





(Manuel Pinho vs. Cantor no Moskva, cruzador de mísseis da frota Russa do Mar Negro).
(foto (c) Paulo Soska Oliveira)

domingo, 27 de janeiro de 2008

Conversa com um xuxa

À conversa com um colega de faculdade, militante da JS, vogal numa junta de freguesia de Lisboa, afirmei que a personagem do século XIX que gostaria de ter seguido de perto era o Marechal Duque de Saldanha.

Pelo seu desprezo por pseudo-ideologias, por ter resolvido uma série de questões com golpes de estado, pela importância e influência que teve até à sua queda final com a Saldanhada, sem esquecer o importante apoio no cerco do Porto pelas tropas miguelistas, enfim, pela sua personalidade, irreverência e de certa forma alguma ironia e comicidade.

Diz-me o meu colega "Nem me digas isso. O Saldanha é como uma pessoa andar a dizer que é do PS, depois do PSD, novamente do PS, e consecutivamente".

Retorqui-lhe que PS e PSD, no que realmente interessa, são iguais, o que obviamente os militantes de ambos os partidos repudiam.

Mais tarde contei esta conversa ao Paulo que me disse: "É muito interessante isso vindo desse indivíduo, visto que ele foi da JSD, e como não teve sucesso lá dentro, virou para a JS".

Sem comentários.

Coitado do Júlio César

Na TVI, acabo de ouvir o pivot do telejornal em referência à candidatura de Carlos César à liderança do PS Açores: "E Júlio César vai candidatar-se à liderança do PS Açores".

Estejam mas é quietinhos

Alberto João Jardim veio dizer que está irritado com o clima conspiratório que se instalou no PSD, tendo ainda apelado aos militantes para se manterem calmos pelo menos até ao final do ano, mas o destaque desta peça do Público vai sem dúvida para estas afirmações:

"O Partido Socialista é a União Nacional do novo regime, estão lá tipos da extrema-esquerda à extrema-direita, eles não se importam com a ideologia de cada um. Querem é ter o poder a qualquer preço"

"Uma das razões para o atraso do país é não se ter feito atempadamente a regionalização do Continente"

"Qualquer dia não me admiraria que tivéssemos que dar satisfações ao Governo do senhor José Sócrates sobre a cor da nossa roupa interior", ironizou, observando que "tudo anda a ser regulamentado e dirigido pelo Estado".

E ainda a do líder do PSD Algarve, Mendes Bota: "Salazar tinha a PIDE, agora temos uma ASAE, uma polícia que persegue os cidadãos e uma máquina fiscal que persegue as pequenas e médias empresas"

De acordo em tudo.

Bastonário sem medo (2)

aqui tinha falado sobre esta nova novela iniciada por Marinho Pinto.

Para além de ter revelado que me apraz a coragem demonstrada por esse, embora ainda esteja expectante para ver no que vai dar, penso que o Bastonário da Ordem dos Advogados se arrisca a ter um maciço apoio popular.

Ainda há pouco tempo falava com alguém bastante bem colocado que me dizia conhecer e ser amigo de longa data de Marinho Pinto, que me disse que este não é um vulgar homem do sistema, o que o levava também a não compreender bem como tinha sido eleito.

Ontem quando falava com o Jorge Girão dizia-me também que este é um outsider.

Gostei da sua intervenção na Sic, revelando 3 casos sem nomear ninguém, mas dando características concretas dos casos. Irrita-me este clima de interrogatório por nomes e provas para o qual o Blasfémias alerta.

Faz-me lembrar os meus tempos de terrorista a nível de associativismo académico, ou seja, há 7 meses atrás, quando elaborava a minha carta de demissão, onde ao longo de 5 páginas nomeava pessoas e indicava situações escabrosas com as quais não podia mais compactuar. Na assembleia geral onde a apresentei, e onde quase vi a minha integridade física ameaçada, muitos me pediram provas.

Mas como em Portugal as coisas se passam e todos compactuam com pequenos actos de corrupção, sendo que provas é algo complicado de arranjar quanto a conversas e propostas verbais, respondi que provas obtêm-se em tribunal, e que estava disposto a ir para tribunal se quisessem levar o caso até ao fim.

Logo o silêncio atingiu os mesmos que me pediam provas, até porque logo de seguida comecei a referir testemunhas e que tinha fotografias de certas situações que indicava, mas, obviamente, só revelaria em tribunal.

Seguiu-se uma moção de censura que na seguinte assembleia geral foi chumbada, pois as pessoas em causa mobilizaram uma série de gente que só lá foi para votar, sem saber do que se tratava, à bela maneira das J's e partidocanalhocracia portuguesa.

Enfim, mas em relação a esta nova novela, vieram entretanto José Sócrates e Teixeira dos Santos demarcar-se das acusações e criticar quem acusa sem dar nomes. Em relação a Teixeira dos Santos, o Blasfémias tem um interessante post.

Gosto de Marinho Pinto. Revela a veia anarquista que há em todos os portugueses, aqueles que segundo um general Romano em carta a César Augusto revelava que "não se governam nem se deixam governar".

Aguardam-se cenas dos próximos episódios.

A ler

Geração Wikipédia

Não posso deixar de notar este preocupante artigo sobre o corta e cola da Wikipédia e da net para os trabalhos que estudantes do básico ao superior praticam.

Não é nada que toda a gente não soubesse já, mas só revela mais concretamente o estado a que a educação em Portugal está a chegar. Um dos casos é o de uma aluna que entregou um trabalho com muitas palavras em português do Brasil, o que, obviamente, a professora notou.

Mas desenganem-se os que julgam que apenas os alunos se socorrem destes métodos. O ano passado, 2.º ano da licenciatura, uma professora que de professora tinha muito pouco, chegou à sala afónica e pediu um voluntário para ler os seus apontamentos (processados em Word e impressos), que era a única coisa que ela fazia, lia e nós escrevíamos. Nesse dia não me apetecia escrever e lá me voluntariei. Quando comecei a ler os apontamentos, não é que estava tudo em português do Brasil? E a professora ainda me diz "ah isso são uns erros que o Word não me corrige".

Palavras para quê?

Não só o sistema educacional em Portugal se pauta pelo facilitismo e "calanzice" (este neologismo é devido à minha mãe), como a nível da academia cada vez mais se desvirtua o que essa deveria ser, não só pelos estudantes de baixo nível intelectual como pelos maus professores que parecem multiplicar-se, neste nivelar por baixo tão característico de um suposto regime igualitário e democrático.

Enfim, mais uma daquelas coisas em que a sociedade portuguesa é exímia, a chico-espertice.

sábado, 26 de janeiro de 2008

Russos confiantes

Não sei se é apenas confiança ou se poderá ser mesmo realidade, mas segundo o Ministro das Finanças, Aleksei L. Kudrin, a Rússia será uma ilha de estabilidade durante a crise económica que se avizinha, devido a possuir uma reserva de 478 biliões de dólares, a maior em termos de reservas per capita em todo o mundo, e aos poucos laços comerciais que tem com os Estados Unidos.

A ler o artigo do NY Times.

A festa da democracia

Acabo de ver na RTP2 José Sócrates a entrar na praça de touros de Évora assobiado e apupado por membros da CGTP, a dizer aos jornalistas que "já há 3 anos que me assobiam onde quer que vá, isto é a festa da democracia".

Como eu gosto de xuxas e xuxialismos, e as suas tipícas afirmações demagógicas.

Delicioso

Este post do Pedro Arroja, sobre juristas e vocabulário jurídico em Portugal, de onde destaco:

"They seem to feel great about big words while the common people feel a little down when they hear such expressions they do not understand. It so happens with the term arguido. Being arguido in this country is a sign of social distinction. Actually, ministers, secretaries of state, presidents of political parties and soccer teams, CEO´s of important corporations, mayors of large cities, all of them have been arguidos. Even the prime-minister has been arguido. As the Portuguese love to be in company of powerful people, it is not surprising that everybody here would secretely like to be arguido."

Bastonário sem medo

Depois de o novo bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, ter afirmado que há indivíduos em altos cargos do Estado que cometem crimes impunemente, vem o Procurador-geral da República (esse tal das escutas e da corrupção do cafézinho) ordenar um inquérito às suas afirmações, o que é da praxe, e vem ainda o CDS/PP solicitar uma audição parlamentar ao bastonário.

No meio disto, o que me apraz é verificar a coragem (será?) de Marinho Pinto que se prontificou a apresentar-se na Assembleia da República, sugerindo ainda a formação de uma comissão de inquérito, justificada pelas considerações graves que faz. Estaremos perante um possível escândalo? Irá o bastonário levar esta guerra por si iniciada até ao fim? Ou cairá esta questão no oblivío, como de resto é normal?

Confiança dos Portugueses

A Gallup fez uma sondagem onde determinou que os portugueses têm mais confiança em professores e, em segundo lugar, intelectuais, para assumir a liderança do país, aparecendo os políticos em último lugar.

Não surpreendentemente os resultados são semelhantes para os restantes países da Europa Ocidental. Não é novidade para ninguém a crise das lideranças políticas, hoje em dia indíviduos medianos sem grande brio, que assumem apenas as tarefas de administração de sistemas praticamente auto-geridos.

Claro que os professores não podiam deixar passar esta oportunidade em branco, e fazem muito bem.

Porém, ainda há tempos andava aí toda a gente a falar mal dos professores e das escolas públicas, que são uma vergonha nos rankings etc e tal. Memória curta ou simples incongruências dos tempos que correm?

Arquivado

O inquérito motivado por uma queixa de José Sócrates contra António Balbino Caldeira foi arquivado.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O Partiiiiido

Depois do Paulo (para facilitar, por Paulo refiro-me ao Cardoso, para me referir ao Soska Oliveira, referir-me-ei apenas ao Soska), me ter falado deste episódio de "A Luta Continua", fui à procura, e aqui deixo, em jeito de pausa das coisas sérias. Atentem no sketch do minuto 5:20 até 5:55. Já não me consigo conter com tanto riso.

Welcome to Big Brother

Pergunto-me, até que ponto será legal, ou até mesmo legítimo, a colocação de câmaras de vigilância em diversos pontos de uma faculdade pública?

Alguém me sabe responder?

Agradecimentos blogosféricos (14)

Desta feita, um abraço ao Luís Novaes Tito e à sua Barbearia.

Estratégia no "quintal" da Europa

Não pretendendo ser de todo depreciativo com a expressão "quintal" da Europa, (é porém adequada em relação à região onde se insere o Kosovo tal como o é para a América Latina em relação aos EUA), venho desta feita constatar o interessante jogo estratégico no qual a questão da independência do Kosovo está envolvida, onde, conforme constata o Público:

"A declaração unilateral de independência por parte do governo de Pristina (onde a minoria sérvia não está representada) já recebeu o aval implícito da União Europeia e dos EUA depois do fracasso das negociações entre albaneses e sérvios, confirmado no final de 2007. Contudo, a iniciativa continua a merecer a firme oposição da Sérvia, que conta com o apoio da Rússia, apesar das contrapartidas já oferecidas por Bruxelas."

P.S. - É neste tipo de jogos que os modelos da Teoria dos Jogos têm um potencial de explicação que ultrapassa o interpretativismo, partindo da acepção de que se encara o Estado numa lógica de actor racional e unitário. Seria necessário pegar num modelo já existente, adaptá-lo ao jogo em análise, colocar as diversas variáveis e calcular os vários resultados possíveis e probabilidades de serem alcançados.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Vá-se lá saber porquê

BCP: PS não vê necessidade de inquérito, e também o PSD ficou mudo perante a proposta do CDS/PP, apoiada pelo BE.

Mais uma vez se vê que os extremos tocam-se com uma frequência significativa, o que neste caso se justifica porque também se verifica mais uma vez a teoria do bloco central, em que o centrão arroga-se de manter os altos cargos e negócios para si, excluindo os outros sempre que possível, para depois poder chamá-los à colação em matérias de cariz acessório (exemplo: despenalização do aborto) com vista a dar um arzinho democrático à coisa.

Sarkozy não quer publicidade na TV do Estado

Que boa ideia esta, que já valeu a Sarkozy a comparação a Berlusconi.

Por cá a televisão estatal enche-se de anúncios comerciais, o que me faz pensar se a privatização não seria o melhor caminho. É que continuarmos a pagar impostos para ver anúncios a metro numa estação televisiva que se quer e proclama de suposto serviço público...

Como lidar com os lobbies?


Eu e o Paulo Cardoso lá estaremos, e aqui deixamos o convite a quem mais desejar juntar-se à festa. Mais informações em Psicolaranja.

Coreia do Norte acusa EUA

Depois de há uns meses terem acordado quanto ao processo de desnuclearização, vem agora Pyongyang afirmar que os Estados Unidos da América falharam quanto ao compromisso de remover a Coreia do Norte das listas negras de terrorismo e comércio no final de 2007, e pouco têm feito para o prosseguimento do processo.

Como se já não bastasse a questão da retirada do Iraque e uma crise económica a bater à porta, Bush tem agora que lidar com a falta de rigor da sua administração quanto a este processo num país tanta vez referenciado como fazendo parte do "eixo do mal".

Prodi perde voto de confiança

Meu caro Paulo, nós que somos tão experientes em moções de censura, bem que podíamos aqui aprender com o Berlusconi a manipular um voto ou moção de confiança que acaba por surtir o efeito desejado com uma moção de censura, sendo que neste caso o primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, não tem alternativa a não ser a demissão.

E tudo isto entre sessões de pancadaria e os senadores de Berlusconi a festejar em pleno senado abrindo uma garrafa de champanhe.

Acho que tu, como meio-italiano, devias voltar para Itália e tomar conta daquilo.

Foi bonito, e eu estive lá

3-0 foi o resultado obtido pelo Sporting diante do Beira-mar, em encontro a contar para a Taça da Liga.

A reter, a primeira parte foi muito fraquinha. Os 3 golos só surgiram na segunda parte, e apenas depois de Miguel Veloso ser substituído, que hoje se pareceu mais com uma bailarina de ballet ou uma modelo do que um jogador de futebol. Purovic é de facto um desastre, com quase 2 metros de altura não consegue ganhar sequer uma bola de cabeça, e mesmo no corpo a corpo é facilmente batido. Celsinho dificilmente se afirmará se Paulo Bento insistir em colocá-lo em campo apenas nos 10-15 minutos finais. Vukcevik parece inesgotável, tecnicamente evoluído, com uma pujança física impressionante, vai a todas as bolas, raramente perdendo uma disputa, e depois do golo de Liédson, que também realizou uma exibição bastante boa, foi ele a marcar os outros 2 tentos sportinguistas. Pereirinha parece estar finalmente a ganhar confiança em si próprio, com uma série de jogadas e pormenores de qualidade. Polga foi igual a si mesmo, sempre sereno, e mereceu o único aplauso em pé dos poucos adeptos presentes, aquando da sua substituição.

E foi este o momento "treinador de bancada" do dia.

Campa de Salazar vandalizada

Através da Sic Notícias fica-se a saber que a campa do Dr. Salazar no cemitério do Vimieiro foi vandalizada, tendo sido danificada a lápide, atingida por pedras, que danificaram ainda a fotografia do Dr. Salazar.

A GNR vai investigar o ocorrido. Porém, interrogo-me se o ocorrido não se deverá antes ao facto do Dr. Salazar andar às voltas na campa, ao ver o estado a que a Nação e o Estado chegaram...

Agradecimentos blogosféricos (13)

Desta feita ao Fiel Inimigo. Um abraço a todos os seus intervenientes.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Maria da Fonte

O Prós e Contras desta semana foi uma anedota pegada. Desde Sá Fernandes com um discurso roubado à direita liberal até Francisco George armado em Inquisidor mor da República. E depois de ler isto, realmente atingiu-me que esta coisa toda do Estado armado em higienizador fundamentalista, com a ASAE e a Lei do Tabaco, faz lembrar a lei que o governo de Costa Cabral decretou em 1844 proibindo os enterros nas igrejas, obrigando a que passassem a ser realizados em cemitérios.

Para quem não se lembra isto deu origem à Revolução da Maria da Fonte, que levaria à deposição de Costa Cabral e à guerra civil que se convencionou designar por Patuleia, terminada com a convenção do Gramido.

A título de curiosidade, o Hino da Maria da Fonte era de cariz subversivo, embora hoje a fanfarra da GNR o toque em eventos oficiais.

A reter, será que a História se repete?

Plano Marshall-Sócrates

O Presidente da República admite que Portugal poderá vir a enfrentar dificuldades em virtude da crise nos mercados bolsistas, reflexo da crise norte-americana. Deixe lá Sr. Presidente, com o Plano Marshall-Sócrates de Alcochete Jamais (ler em francês), nem se vai sentir crise nenhuma por cá...

Sugestões de leitura

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Bratislava housing...

Parece complicado arranjar um T2 por menos de 600 euros.

O mercado imobiliário sofre de uma procura excessiva em relação à oferta, além de estar inundado de Managers e Directores de multinacionais com vencimentos na ordem dos quatro dígitos (em EUR obviamente).

Por outro lado, a esmagadora maioria dos Eslovacos possui casa própria. Vicissitudes dos tempos comunistas, em que a maior parte da população recebia ou comprava casas a preços irrisórios. O que 20 anos depois fomenta a imensa especulação imobiliária.

Resta a esperança de rápidos aumentos :) Multinacionais ahoy.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Sugestões de leitura

O sempre assertivo Miguel Castello-Branco em Sol e Touros, que subscrevo inteiramente.

O João Miranda, em Causas do Governo pelos Burocratas.

E por último, aquele que se tem tornado um dos meus bloggers favoritos, considerado um dos mais polémicos na blogosfera, Pedro Arroja, em do bacalhau e eu cá.

Index of Economic Freedom

Via A Arte da Fuga fico a conhecer o Index of Economic Freedom 2008, no qual Portugal figura em 53.º lugar, e sobre o qual se escreve:

"Portugal enjoys very high levels of business freedom, trade freedom, investment freedom, property rights, and freedom from corruption. The average tariff rate is low, but non-tariff barriers include distortionary EU subsidies on agriculture and other goods. Business formation is efficient, although other commercial operations are often slowed by bureaucracy. Inflation is low, and the government actively promotes foreign investment. Case resolution is slower than the EU average, but the judiciary is independent and free of corruption.

Portugal has very low scores in government size, fiscal freedom, and labor freedom. Total government spending equals almost 50 percent of GDP, and the labor sector is highly restrictive in all areas, from maximum workweek hours to employment severance procedures."

Filho de Bin Laden quer ser Embaixador para a Paz

O 4.º dos 19 filhos de Osama Bin Laden acredita que seria um excelente mediador entre o Ocidente e o Islão e, como tal, pretende ser Embaixador para a Paz. Cada vez dou mais razão a Huntigton...

"JAMAIS" - atenção é para ler em Francês

Aqui há uns meses o nosso ilustre Ministro Mário Lino (segundo um prof. meu ex-comunista), dizia perante a comunicação social (como tal perante o país inteiro) e uma plateia de ilustres apoiantes do aeroporto da OTA, que Aeroporto na margem sul "jamais" (outra vez em francês sim).

Na altura justificou com o facto de aquela margem não ter estruturas como hospitais, escolas (vá-se lá saber para que é preciso uma escola ao pé de um aeroporto), nao ter população e não ser possível a sua construção, enfim o JAMAIS do costume.

Nesta altura e depois de o ouvir percebi porque é que o Rally Dakar saia de Lisboa, eram as dunas e o deserto da margem sul, sim só podia ser isso! Pois bem para grande espanto eis que após mais uns quantos estudos, se calhar feitos pelos mesmos técnicos que fizeram os estudos anteriores e que chegaram à conclusão contrária, eis que afinal o Aeroporto vai para Alcochete, ou seja para o deserto e para um sitio sem escolas, hospitais, estradas, etc... tudo isto comunicado com pompa e circunstância pelo nosso Primeiro-Ministro.

Naquele momento esperei mais qualquer coisa como a comunicação que o Sr. Mário Lino também ia sair do Governo já que afinal era o mais lógico, o projecto dele tinha falhado, o que ele anunciou como JAMAIS foi a decisão final, é ele que ainda tem coragem de continuar?! Será que ele acredita que alguem o vai continuar a respeitar? Será que ele tem cara para negociar o que quer que seja sem pensar que do outro lado alguem lhe possa dizer: "ó senhor ministro isto não é outra promessa que vai ficar por cumprir como a ota, pois não?"

Enfim o engraçado é que tudo isto parece normal e ninguém o obriga a sair!!! Será que o senhor já nao tem vergonha na cara? Será que a política já anda assim tão por baixo?? Serão os media coniventes com este sistema, ou já terão sido comprados pelo sistema?? Ou então já sei: o Sr. ministro enganou-se e afinal a margem sul tem hospitais, estradas, escolas, pessoas, comércio e até, pasme-se, o aeroporto fica mais barato, e foi também por isso que os tipos do Rally Dakar desisitiram de o organizar este ano, pois afinal nao havia deserto nem dunas... Ele há coisas que é melhor nem pensar, tal a ausência de decoro e postura de Estado...

Férias de sonho

Quero. Quero. Quero.

Uma estadia no Pointe Noire Hotel :)

Foxtrot

Para além de já ter revelado aqui que o Foxtrot tem espaço para fumadores, venho desta feita revelar que neste belíssimo espaço da capital também há net wireless grátis e arrumador de automóveis dos clientes, nesta zona tão complicada para estacionar que é São Bento.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Isto está a aquecer

Enquanto Ron Paul tem um resultado notável no Nevada, obtendo o segundo lugar, Hillary chamou um reforço de peso para contrariar as acusações de racismo, o basquetebolista Magic Johnson.

Crédito Imobiliário norte-americano

O Estado de São Paulo tem um esquema de slides bastante simples que permite compreender em traços gerais como o problema do mercado imobiliário subprime dos EUA pode afectar a economia mundial.

Reduzir os engarrafamentos

Acordo, ligo a televisão e logo me aparece na RTP 1 um tal de Richard Larson, especialista do MIT em redução de engarrafamentos de tráfego rodoviário, que para além da típica solução do aumento das alternativas de estacionamento, traz a ideia de colocar portagens em certas zonas da cidade, como fizeram em Estocolmo e outras cidades de que agora não me recordo, e como estão a pensar fazer em Nova Iorque, em relação a Manhattan.

Afirma que desta forma é possível reduzir entre 20 a 40% o congestionamento de tráfego no centro das cidades. Interessante, mas não me parece viável em Lisboa e em Portugal.

Remodelação ministerial

Está a decorrer no Corta-fitas uma votação sobre a remodelação ministerial. Eu já votei em Mário Lino, embora indeciso, pois olhando para a lista apercebo-me da incrível quantidade de indivíduos incompetentes, medianos e medíocres que fazem parte deste governo.

Gostava de ter uma mulher assim

Gostava mesmo de vir a ter uma esposa assim que me acompanhasse em campanhas partidárias e "combatesse" ao meu lado. Alguns têm a sorte de ter não só uma mulher e amiga como uma verdadeira companheira, como parece ser o caso de Barack Obama.

Clooney Mensageiro para a Paz

George Clooney foi nomeado Mensageiro para a Paz pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, como reconhecimento pelo seu «reconhecido empenho para chamar a atenção pública para temas cruciais da política internacional», em especial a crise humanitária em Darfur, Sudão.

A diplomacia tem destas coisas (3)

Russos e Britânicos em arrufos diplomáticos para agitar um pouco o panorama internacional. Alguns já falam em corte de relações e discurso de Guerra Fria. A seguir com atenção, tendo ainda em consideração as recentes tomadas de posição por parte dos russos em relação a diversas matérias (como os casos do Ártico e dos mísseis) que os norte-americanos se têm esforçado por ignorar e evitar.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Mundo do xadrez de luto

Um dos meus desportos favoritos é o xadrez. Pelo cariz individual, pela estratégia e cálculo envolvidos. Pelo prazer de superar outros intelectualmente num jogo, e pelo prazer de podermos ser superados por outros, o que nos leva a adquirir experiência, aprender e melhorar.

Um dos xadrezistas mais famosos do mundo, Bobby Fischer, morreu hoje aos 64 anos em Reykjavik, capital do país de onde sou natural.

O menino prodigío, homem excêntrico e bizarro, por vezes até louco, foi o primeiro norte-americano a ostentar o título de campeão mundial, obtido contra o soviético Boris Spassky em 1972, depois de até Henry Kissinger lhe ter implorado para disputar a partida, que simbolizava o conflito entre Estados Unidos e União Soviética.

A sua loucura levá-lo-ia a incompatibilizar-se com os Estados Unidos por motivos políticos, acabando por renunciar à nacionalidade norte-americana.

A Newsweek tem uma interessante peça, embora curta, sobre a sua vida.

Uma grande perda, de um grande génio.

A Universidade que temos

Hoje foi a cerimónia de abertura oficial do ano lectivo 2007/2008 no ISCSP.

Um conhecido professor, das "direitas", afirmou ter conhecimento de casos de alunos que passam fome para poder pagar propinas, questionando ainda o que se passa com a acção social na universidade.

Alguns acharam estranho esta afirmação vinda de um professor ligado à direita. Independentemente de se ser de esquerda ou direita, tal como dizia aqui, há coisas que têm que deixar de ser analisadas sobre lógicas e rótulos que já não fazem sentido, o que me leva a crer cada vez mais que este maniqueísmo é por de mais redutor e bloqueador do desenvolvimento do país. Olhemos para o exemplo dos países nórdicos.

Mas, o que é importante é ter noção da gravidade desta situação, estudantes que passam fome para pagar propinas e prosseguir estudos. Não há palavras para isto.

Incongruências

O governo fecha serviços de urgência e fecha maternidades, como resultado idosos morrem (ontem ouvi uma teoria da conspiração, que desta forma os idosos faleceriam e o Estado teria menos encargos sociais com esses), e bebés morrem a caminho do hospital como nos casos ocorridos em Anadia e Carregal do Sal.

E o Presidente da República ainda fala da crise demográfica, exortando os Portugueses a terem mais filhos. Tá bem abelha...

Pérolas da cultura histórica dos portugueses


quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

A próxima onda de emigração

É com alguma preocupação que tenho pensado no que aqui vou deixar.

Tenho vindo a aperceber-me e a tomar conhecimento de imensas situações do que se pode chamar de um tímido brain drain de Portugal para o estrangeiro, deixando adivinhar um sintoma terceiro-mundista. Jovens entre os 20 e 30 anos, a maioria com qualificações ao nível do ensino secundário e superior, pensam hoje em sair de Portugal, e não é difícil conhecer casos de jovens que vão para países até supostamente menos desenvolvidos do que Portugal.

Tenho conhecido e tomado conhecimentos de situações de jovens que vão trabalhar e viver no Quatar, Dubai, Angola, Moçambique, Brasil, África do Sul, Islândia, Dinamarca, Alemanha, França, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália, e até o nosso novo colega de blog, o Paulo Soska, se prepara para ir para a Eslováquia, entre os diversos outros destinos da preferência dos portugueses.

Não é difícil perceber porquê, e passo a explicar o meu ponto de vista.

A política é hoje um jogo de exemplares medíocres que representam os diversos interesses instalados que não permitem o desenvolvimento de um sistema político necessário para um maior desenvolvimento económico e social do país, sendo um domínio dominado pela demagogia em detrimento da sapiência, pelas J's e Partidos que representam o que Schumpeter critica e coloca como sendo o carácter associativo do homem no domínio da política, que ao perder a racionalidade coloca barreiras à criação de um Estado moderno e de um país desenvolvido.

A máquina do Estado é constituída por uma população envelhecida que não dá espaço aos jovens, muito pelo contrário, repele-os, exceptuando os casos dos típicos caciques e tradições dinásticas, isto é, as serventias, feudalismos partidários e factor cunha, e as tradicionais representações familiares que se prolongam na teia relacional do poder através do património genealógico e da presunção de estatuto artificial.

Este regime chamado de abrilista, tem tanto ou mais de elitista que o regime salazarista, o que não é de admirar tendo em conta que as revoluções são sempre feitas no sentido da subversão dos interesses instalados para serem substituídos por outros que progressivamente se instalam confortavelmente, ou seja, faz-se uma revolução contra os donos, o dominus, para nos tornarmos nós o dominus.

Em termos sociais, ao nível da educação e da saúde, está bem à vista de todos o que se passa neste cantinho à beira mar plantado. Se há área de actuação onde não defendo a redução do Estado é nestas duas áreas.

A privatização da saúde é um processo perverso que vem complementar o já poderoso negócio e lobby farmacêutico, que em conjunto com a redução dos serviços de atendimento de urgências colocam a saúde dos portugueses num grave patamar, sob a lógica do lucro. Ainda há pouco via na Sic uma reportagem no Algarve onde um indivíduo de alguma idade dizia que a única forma que tinha de ir até às urgências mais próximas era de táxi, que custava cerca de 50 euros, o que me parece de todo ultrajante, se tivermos em conta os valores das reformas e pensões sociais.

Quem me conhece, e quem me lê, sabe que pouco ou nada tenho de comunista ou socialista. Assumo-me como uma pessoa de direita, mas há aspectos da vida em sociedade cuja regulação não deveria ser passível de ser interpretada segundo lógicas ideológicas. Não é possível prosseguir um ideal bem comum e chegar a um nível de desenvolvimento tal de países a quem temos a tentação de nos comparar constantemente, como os países nórdicos, com este tipo de discrepâncias e contrastes entre ricos e pobres, diria até entre classes, de certa forma.

Muitos poderão dizer que isto representa um virar à esquerda no meu pensamento, direi apenas que muito do que Marx escreveu foi deturpado, ainda hoje continuando actual em diversas análises, e novamente repito: há determinadas áreas da vida em sociedade que devem ser despolitizadas, sob pena de incorrermos no risco de perversidade que leva à mudança de regimes, dando aqui razão de ser à oikos nomos, à administração da casa na acepção aristotélica e, por conseguinte, à ideologia da governance que desideologiza determinadas áreas de actuação do Estado, que através desse processo se tornam exemplares sectores de competência ao serviço da causa pública.

Quanto à educação, do ensino primário ao secundário prima-se pelo provincianismo dos professores, que na maior parte dos casos se preocupam apenas com a progressão na carreira e no escalão, sem qualquer amor ao que deveria ser uma arte, a arte de ensinar, de transmitir conhecimento, enquanto no ensino superior primamos pela arrogância dos professores pseudo-sábios, e pela mediocridade dos alunos. Tudo isto devido a um sucessivo e gradual desprimor do ensino que se vem revelando desde o 25 de Abril, acentuado pelo nivelar por baixo que os diversos governos PS e PSD têm feito questão de implementar.

A nível económico e de emprego, enquanto os portugueses têm vindo a perder poder de compra, diversas dinâmicas se instalaram no mercado de emprego, com especial relevo para a geração dos empregos de 500 euros, e para a imensidão de call centers onde trabalham milhares de universitários e outros trabalhadores com qualificações a nível do ensino secundário, na grande maioria dos casos, que a troco de uns míseros euros se prestam a regimes de quase escravidão, à luz da legislação laboral portuguesa.

Tudo isto enquanto a inflação aumenta, o custo de vida aumenta, os impostos aumentam, as taxas de juro aumentam. Como é que um jovem ou um casal de jovens pode iniciar uma vida em conjunto com os preços praticados no mercado imobiliário, automóvel, de vestuário, alimentação, entre outros, e como pode ainda o Estado exigir que os portugueses tenham mais filhos com os encargos que hoje lhes estão associados? Se isto fosse a Suécia, claro que não me importaria de ter 4 ou 5 filhos, agora assim é difícil.

Portanto, nada de bom pode advir destas situações que enchem bolhas de descontentes.

Porém, para que não digam que sou daqueles que só critica e não dá soluções aí apresento a minha: acabar com a demagogia populista instalada pelo centrão dos medíocres que afastaram os competentes, ou seja, uma nova revolução. Se assim não for, estou para ver quem vai governar este país daqui a 20 ou 30 anos, talvez os J's caciqueiros e medíocres sedentos de poder, ou a geração dos call centers.

Por mim, espero rapidamente poder fugir deste país. E como eu, muitos andam por aí, muitos vão saindo e vão sair.

Bela lição

A dos ginásios. Desde quando é que a redução do IVA de 21 para 5% obriga os ginásios a descerem preços praticados? É aos privados que cabe a definição das suas margens de lucro, e não há nenhuma lei que tabele os preços para esse tipo de serviços.

Bela lição para este governo e os seus resquícios keynesianos.

Caciquismo

"Porque é que somos tão conservadores que queremos manter os esquemas de caciquismo intra-partidário?" - Professor José Adelino Maltez na Sic Notícias

Iraque...

17 anos depois da 'Mãe de todas as Batalhas', pergunta-se se valeu a pena?

Obviamente que valeu a pena.
A Halliburton, Cheney, Família Bush e seus pandilhas asseguraram os seus interesses. Só é pena o povo não ter lucrado nada com isso...

Educação Sexual

Apesar da correcta análise científica, quem teve a brilhante ideia do restante diálogo nesta Educação Sexual para Crianças (RTP) ?

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Benvenuti

Fomos ao mercado de inverno e contratámos a custo zero duas aquisições de peso. O Jorge Girão, esse grande internacionalista que se torna o membro mais velho deste Estado, embora seja o que tem menos juízo, e o Paulo Soska, que está em breve para nos deixar, partindo em direcção à Eslováquia, e de quem esperamos vir a saber muitas e interessantes histórias sobre o leste europeu.

Contamos agora no nosso departamento de Relações Internacionais com 4 membros, enquanto a Ciência Política continua representada apenas pelo Paulo Cardoso, o "Fabuloso", o que nem por isso joga em desfavor dessa, muito pelo contrário.

Nesta época atarefada para alguns, com frequências e exames à porta, obviamente não poderemos ser tão profícuos, mas como fundador deste Estado cá continuarei sempre em forma.

Pensamentos do dia

Naquele que é o período de definhamento intelectual, vulgo tempo laboral, foram estas as interrogações existencialistas que me foram assombrando o ego:

  • Será que agora Augusto Santos Silva se vai queixar da ingerência do PS no BCP?
  • Será que alguém vai investigar a Licenciatura de Armando Vara de forma tão ávida como a Licenciatura em Engenharia do "nosso 1.º"?
  • Será que os membros do governo vão deixar de nos presentear com pérolas agora que sabem que até nos bares os podemos ouvir?
  • Será que se pode criar uma espécie de ASAE que fiscalize o governo? (e o Diogo Feio?)

Giro giro...

...é estar num bar em Lisboa numa mesa ao lado da do Secretário de Estado da Educação e mais uns quantos excelsos deputados e ouvir "Este Professor Adelino Maltez... não sei o que é que ele tem na cabeça!" e ainda "tem a mania que não dá notas e que a cadeira dele é difícil!"

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Allchupeta

Acabo de assistir ao Prós e contras. Mário Lino ganhou, não meteu água e também não foram muitas as críticas a si dirigidas. A única nota digna de destaque foi a afirmação jocosa do Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Fernando Costa de que "tal como o ministro da Economia promoveu o Allgarve, também o aeroporto se poderia chamar de Alltreta ou Allchupeta". Que lindo. Até já pode começar a escrever uns textos para o Gato Fedorento.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Mais uma para o anedotário xuxialista

Ora está uma pessoa muito descansada a jantar, ainda à espera do Prós e Contras com Mário Lino, quando aparece o Ministro Augusto Santos Silva a afirmar que o PSD anda a fazer campanha por uma das listas candidatas à liderança do BCP, a de Miguel Cadilhe, que conta com Bagão Félix.

Como é que um ministro de um governo PS tem a coragem de proferir tais afirmações quando na outra lista estão os arautos do xuxialismo Santos Ferreira e o magnífico Armando Vara, esse licenciado em Relações Internacionais pela Independente, também de forma muito duvidosa segundo as más línguas que por aí andam?

O incoformismo para com estas palhaçadas assola-me a alma e só contribui para um crescente sentimento que me há-de levar a fugir deste país.

Inédita foi a reacção de Bagão Félix, respondendo que já não está para aturar estes palhaços, que isto não é política, que política é a procura do bem comum.

Algo vai realmente muito mal quando até um "homem do sistema" já não está para aturar estas coisas.

E lá vamos nós alegremente por esta república em decadência anunciada cuja classe política é composta por homens medíocres pois os aristos já não estão para se chatear e queimar.

domingo, 13 de janeiro de 2008

I was elected to lead, not to read!

Pelo João Miranda do Blasfémias fico a saber que Mário Lino, a respeito da decisão sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, em entrevista ao Expresso declarou que:

Expresso: Já conhecia o estudo há mais tempo. Uma decisão desta importância não se toma de um dia para o outro.

Mário Lino:
A decisão foi tomada no Conselho de Ministros, na quinta-feira. Eu recebi a versão final do estudo na 4ªfeira, pus-me a analisá-la nessa noite e preparei a resolução para levar a Conselho de Ministros no dia seguinte, que a aprovou. Só tive de ler o sumário executivo e está lá clarinho.

Faz-me lembrar o filme dos Simpsons, quando o Presidente dos EUA, que por acaso é Arnold Schwarzenegger, escolhe uma das 5 alternativas que o director da Environmental Protection Agency lhe propõe, sem sequer ler nenhum dos dossiers e ainda afirma: I was elected to lead, not to read!

Mortimer, we're back in business!

Os dias passaram e finalmente já tenho a net completamente funcional!

Alguns factos importantes a assinalar no entretanto, de resto já muito comentados por todos os blogs que por aí andam, nomeadamente, a decisão do governo quanto ao novo aeroporto de Lisboa, que será construído em Alcochete, no campo de tiro que nem é em Alcochete, cujos terrenos se encontram distribuídos entre os concelhos de Benavente e Montijo se não me engano, na zona do Infantado, do depósito militar do exército se a memória não me falha, a uns escassos km do Freeport e bem perto daquele empreendimento turístico que até está ou esteve no centro de um processo judicial, o Ribagolfe. Agora só falta saber onde é que se vai construir o novo campo de tiro, talvez para os lados de Serpa não é Hugo?

Foi bonito assistir à humilhação que Sócrates impôs a Mário Lino, (que por ora ainda se vai paulatinamente mantendo no governo pois isto de provar do poder é inebriante e até perdemos a dignidade e a vergonha na cara mas o que interessa é mantermo-nos no poder como Maquiavel ensinou, não há cá demissões para ninguém, bem na linha dos povos latinos cujos valores de honra e sentido de estado são constantemente deturpados), mostrando-lhe quem manda, colocando-o mesmo ao seu lado durante a conferência de imprensa em que ainda revelou a construção de uma terceira travessia sobre o Tejo (já agora, será que as pontes de Vila Franca e Santarém contam como travessias sobre o Tejo? Não é por nada, mas nestas contas só entram as travessias sobre a foz do Tejo), desta feita uma travessia rodoferroviária entre Chelas e o Barreiro.

Bom em nome da honestidade e sinceridade devo dizer que a imagem que me veio logo à cabeça é a possibilidade de trocas interculturais bastante interessantes entre os "mitras ou chungas" do Barreiro e de Chelas, que vão ainda ver surgir mais uma pista para os seus Fiats Puntos Gts tunados, embora não esteja aqui a emitir nenhum comentário depreciativo acerca dessas duas zonas.

Fiquei a saber pelo meu caríssimo amigo e colega de blog, Paulo Cardoso, que algumas pessoas de Canha, uma freguesia do concelho do Montijo, que até conheço bastante bem pois residi durante 3 anos a escassos 8km dessa, quando entrevistadas sobre a questão da construção do aeroporto em Alcochete, no ínicio desta semana, se prontificaram a afirmar "Acho muito bem que isto aqui não há nada". Ora obviamente isto levanta uma questão interessante: Afinal há ou não há alguma coisa na margem sul? É ou não é um deserto? E será que Mário Lino tinha razão? E outra questão ainda, será que a assessoria de imprensa do senhor ministro anda tão ocupada que não deu por isto? É que foi uma oportunidade de ouro para Mário Lino mostrar que vai na volta até tinha razão.

Enfim, dúvidas existenciais que ficam para outra altura.

Noutra linha, o Dakar foi cancelado. Logo neste ano em que não tenho nada para fazer, enquanto procuro um part-time, não tenho frequências nem exames pois já completei o 1.º semestre durante a minha estada no Brasil, e portanto só regresso às aulas em Março, é que tinham que cancelar o Lisboa-Dakar, cuja partida até é ali bem pertinho do ISCSP, e à qual me preparava para assistir.

Noto apenas que deve ter sido de facto uma razão fortíssima a que levou o governo francês a recomendar o cancelamento da prova, o que não deve ter sido nada fácil para o orgulho e arrogância típica dos franceses.

No BCP e CGD lá se vão sucedendo as trapalhadas, enquanto a nova lei anti-tabaco se tornou numa espécie de caça às bruxas, cujos inquisidores agora até andam a receber treino militar do SIS e de norte-americanos.

De resto, business as usual, enquanto vou passeando pelo ISCSP com o meu caro amigo Paulo, onde vamos voltando à carga como aqueles dois senhores de um filme com Eddie Murphy de que agora não me recordo do título: Mortimer, we're back in business!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Força Portugal

Fiquei a conhecer pelo meu caro amigo e colega de blog Paulo Cardoso o Galeria dos Horrores. Entre os vários horrores encontrei este fantástico:

Ética da responsabilidade

O primeiro-ministro decidiu avançar com a ratificação do Tratado de Lisboa por via parlamentar. Pessoalmente, concordo com a decisão, não apoio a solução de referendar o Tratado e concordo em absoluto com o Rui A.

O que acho engraçado é o cabeçalho do Público segundo o qual "Sócrates afirma que teria vantagens com referendo mas recusou-o por “ética da responsabilidade”" .

É mais ou menos aquela ética dos déspotas... Porém é de assinalar que parece que o PM anda a ler umas coisinhas de teoria política.

Ainda à espera

Aproveito esta janela de oportunidade em que consegui aceder à rede wireless do ISCSP para dizer que estou ainda à espera da activação final do Zapp, pelo que a partir dessa altura voltarei aos posts com mais frequência.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Chef Isaltino

Ao que parece, Isaltino Morais é assaz conhecido pelos seus dotes culinários (para além das afamadas 'Torres de Miraflores' e de ter um sobrinho taxista na Suiça, que por acaso também é milionário). E de facto o que o torna tão ardiloso e bem sucedido na cozinha, é uma espécie de molho secreto... Nada de surpreendente para aqueles que já se habituaram às mil e uma maravilhas do oculto que de vez em quando se congeminam no caldeirão do autarca...

Porém, depois no passado Fevereiro terem sido os jardineiros os felizes contemplados, agora "foi a vez dos cantoneiros da autarquia saborearem a famosa feijoada à transmontana cozinhada pelo edil", e convém salientar que nem a chuva o demoveu de levar a cabo esta grandiosa empresa.

Quando ouvi esta notícia pelo meu caríssimo Samuel, fiquei confuso, e ingenuamente perguntei-lhe se Isaltino já tinha começado o trabalho comunitário... às vezes posso andar distraído e não me ter apercebido disso, com as frequências à porta...

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Ferro de volta

Ferro Rodrigues aconselhou o governo socialista a ter «menos arrogância e mais humildade» ao pedir sacrifícios aos portugueses. É interessante ler uma coisa destas saída da boca de alguém que já demonstrou ter um magnífico dom da palavra, e que tem concomitantemente uma ideia muito particular acerca do Segredo de Justiça.

Estou longe de ser socialista, mas entre arrogantes e personagens de terminologia pouco polida, ainda prefiro os primeiros.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

A respeito das presidenciais norte-americanas...

...só tenho pena que Schwarzenegger não esteja na corrida! Mas como esta já é dos Democratas, fica para a próxima amigo exterminador. Asta la vista baby!

E quando isto está mesmo a chegar ao ridículo...

...vamos jogar Medieval II: Kingdoms, que nos transporta para essa época quando os absolutistas, liberais, comunistas, nacionalistas e afins ainda não tinham aparecido e os Santos, Agostinho e Tomás de Aquino, dominavam a doutrina política.


Lembrei-me agora...

Há uns dias li algures um entediante post sobre a febre consumista que se assoma dos portugueses na época natalícia.

Parece-me que se vai tornando cliché falar mal deste espírito consumista, desde o universitário pseudo-intelectual, à adolescente/pré-adulta deprimida e em crise existencial, até aos mais diversos intelectuais e colunistas da nossa praça, tantos são os que se dedicam a criticar nos mesmos moldes esta questão.

O que eu me pergunto é, será que todos os que criticam essa febre consumista não se deixam atingir pela mesma? É que a ver pelos recordes de compras que todos os anos são atingidos por esta altura...Deixem-se de falsos moralismos e hipocrisias.

Parece que já estou a ver...

...a ASAE a correr aí atrás do pessoal e a encerrar cafés, restaurantes e bares porque ou não têm os dísticos ou os equipamentos de extracção de fumo não são os adequados, embora também ninguém saiba muito bem quais são os equipamentos adequados.

No meio disto tudo, obviamente concordo com esta lei. De facto, algo que notei em Brasília foi que muito pouca gente fumava em restaurantes, bares e discotecas. O ar era agradável. O mesmo não se podia dizer dos espaços da capital portuguesa.

Concordo na medida em que não sou obrigado a levar com o fumo de outros quando ainda estou a apreciar o meu repasto. Não sou obrigado a levar com o fumo dos outros quando estou a dançar numa discoteca, com a agravante de nessa situação os pulmões se tornarem mais permeáveis à inalação de fumo de tabaco.

Como tal, parece-me que não são os não fumadores que têm que se adaptar aos fumadores, de acordo com o bom senso.

Não sou é fundamentalista. Portanto se os espaços podem ser adaptados a fumadores e não fumadores, com equipamentos para extracção de fumo, assim seja.

No Foxtrot também se pode fumar

Decidi aqui fazer uma pequena publicidade a um dos melhores, senão mesmo o melhor, bar da noite lisboeta, na minha humilde opinião, como é óbvio, ao qual acorri logo na primeira noite que passei em Lisboa após o regresso de Brasília.

Trata-se de um dos marcos da capital, um dos mais antigos espaços nocturnos lisboetas, o Foxtrot do simpático Sr. Joaquim.

Embora não seja fumador, serve este post para informar que também no Foxtrot foi criada uma salinha para fumadores.

On-line

Hoje é um dia tão bom como qualquer outro. Mas hoje é um dia especial. No meu pequeno e aconchegador quarto em Lisboa, estou agora finalmente em pleno contacto com todo o mundo.

Aqui tenho todos os meus livros e papelada, cds e dvds, televisão, tv cabo, o desktop, o portátil, a mesa de mistura e os headphones, em suma, tudo aquilo que me ocupa o tempo quando estou em casa.

Mas a partir de hoje, finalmente, tenho agora também uma ligação à internet. Assim me torno noutro exemplo paradigmático destes novos tempos da globalização em que o contacto virtual vai substituindo o contacto real, com a benesse de a partir de qualquer ponto do globo podermos estar sempre a par do que se passa do outro lado do mundo.

Não sei se ria, não sei se chore (2)

Retomamos a actividade bloggeira neste novo ano, com um post que já havia escrito em 28/12/2007, embora só agora tenha tido oportunidade de o colocar no blog:

Depois de ter constatado que “É irónico e hilariante ver comunistas e nacionalistas de extrema-direita a protestar contra um suposto centro-esquerda, que eventualmente até poderia ser o centro-direita, reclamando por liberdade”, eis que se nos apresenta outra situação digna de riso...ou choro.

Em pleno descalabro do Millennium BCP, Carlos Santos Ferreira sai da Caixa Geral de Depósitos para ir formar uma nova equipa na direcção do BCP, que até parece contar com o apoio dos maiores accionistas, como Joe Berardo, Fernando Ulrich ou os grupos de holandeses e espanhóis.

Ora, logo começaram a surgir nomes para assumir o cargo deixado vago por Carlos Santos Ferreira na CGD, e aqui começa o descalabro. Depois de Menezes se ter manifestado em prol da nomeação de uma pessoa ligada ao PSD para a administração do banco estatal, logo o vice-presidente do PSD, Rui Gomes da Silva, se envolveu numa disputa verbal com o Ministro Pedro Silva Pereira, numa demonstração daquilo que os partidos do centrão não devem fazer, isto é, lavar a roupa suja na praça pública, quebrando o pacto tácito estabelecido entre os dois, para se irem alternando nos cargos mais importantes do Estado sem grandes sobressaltos.

Para além de ridículo, só se prejudicam, descredibilizando-se mutuamente aos olhos da nação, pelas acusações de cada qual andar a meter cunhas em público ou em privado.

É que nem interessa o mérito, ou se alguém possui as capacidades para liderar a CGD, o que é realmente importante é a filiação partidária, neste Portugal dos pequeninos com a mania das grandezas.

PS e PSD assomaram-se do sistema estatal, partidarizando o que não deve ser partidarizado, julgando-se donos do poder, de tal forma, que já nem têm vergonha na cara, prestando-se a humilhações públicas que se tornam ainda mais humilhantes quando a nação já nem com isso se importa, essa que vai perdendo a esperança neste regime chamado de abrilista.

É quando estas atitudes infantis e ridículas se começam a tornar cada vez mais frequentes que sabemos que o regime está a precisar de um abanão. Já chegámos ao fundo do poço. Agora alguns decidiram começar a escavar...