terça-feira, 2 de outubro de 2007

Estado Sentido - Abertura

Caros cibernautas

É com um enorme prazer que inicio este projecto que, espero, possa contribuir de alguma forma para provocar reflexões sobre os mais diversos assuntos, nomeadamente, e especialmente, os relacionados com política, quer a nível nacional, quer a nível internacional.

Ainda que um estudante universitário de Relações Internacionais não possa, com toda a certeza, almejar atingir o patamar de que alguns bloggers e opinion-makers gozam, pretendo com este blog poder seguir a metodologia de alguns teóricos, que reflectiam e reflectem escrevendo, passando assim para o “papel” os rasgos critícos que brotam do fundo do meu modesto ser que, se a alguém lhe aprouver, poderão ser úteis na formação das suas próprias opiniões, mesmo que contrárias.

Tal como poderão atentar pelo sugestivo título do blog, o que tentarei deixar aqui serão perspectivas pessoais que, ainda que eventualmente contenham algumas referências científicas, se pautarão por um interpretativismo pessoal, do que deve ser o Sentido de Estado, o sentido do que deve ser uma espécie de animal político em vias de extinção, o verdadeiro Estadista, à luz dos acontecimentos políticos que marcam a actualidade.

Desde já me declaro como não pertencendo e não me identificando com nenhum Partido ou Juventude Partidária. Sou um monárquico republicano liberal à Inglesa, que se resume na perspectiva de uma direita ideal, que não encontra reflexo na actividade político-partidária portuguesa, até porque, não me enquadrando nos rótulos padronizados, me pauto por um dogmatismo anti-dogmático (expressão devida e roubada aqui a um grande amigo).

Serão permitidos comentários aos posts, que serão automaticamente publicados (sem autorização prévia), pelo que quero desde já exortar à utilização de um tipo de linguagem própria, para que não seja forçado a retirar comentários eventualmente ofensivos.

Nesta fase inicial, não poderei publicar com tanta frequência, devido a imperativos de ordem académica e profissional, pelo que me comprometo desde já, a partir de Janeiro de 2008, a publicar com mais assiduidade.

Tentarei também, na medida do possível, aperfeiçoar graficamente e funcionalmente o blog.

Por último, se a previdência o achar oportuno, poderão ser adicionados colaboradores ao blog.

Desde já, um muito obrigado a todos os leitores!

Nenhum comentário: