quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Carpe diem

Hoje falarei num registo mais intimista do que é normal, mas como esta coisa dos blogs também é uma espécie de diário pessoal, e como muitos amigos consultam o blog e poucas notícias têm tido que por aqui tenho feito, aqui deixo este post.

Já falta pouco para regressar. Sinto que me estou a despedir de Brasília aos poucos. À medida que vou fazendo os exames que faltam, que vou esboçando mais concretamente os trabalhos que ainda faltam entregar. À medida que alguns conhecidos começam já a regressar às suas terras, que pessoas que aqui conheci se vão despedindo de mim, desejando boas festas, quando nem sequer me sinto particularmente com espírito natalício, tendo em conta o clima que aqui se faz sentir. À medida que vou contando os dias para regressar para junto da família e amigos, numa constatação de uma característica peculiar da alma lusitana, o amor-ódio a Portugal.

Aqui muito aprendi, não só a nível académico, mas ao nível do que são em termos profissionais as Relações Internacionais hoje em dia, nesta cidade extremamente peculiar, onde o Itamaraty e as Embaixadas dominam grande parte da ambiência social.

Aqui alcancei uma paz interior que há muito não perpassava o meu ser, aqui me deixei ser levado pela busca do conhecimento, e por uma modéstia que a muitos vai faltando, ao me aperceber que só sei que nada sei.

Foi muito curta esta saída do nosso Portugal dos pequeninos com a mania das grandezas. Mas valeu bem a pena. Pena é que não tenha podido viajar por este magnífico país que é o Brasil, mas parto com a promessa de o fazer, numa próxima visita ao país dos nossos irmãos (e tios e primos e afins).

Como alguns têm perguntado, informo que 23 de Dezembro será o dia de regresso. Se tudo correr bem, e se o avião não cair, pelas 7 da manhã aterrarei na Portela . Como daqui a uns anos já será na OTA, ou em Alcochete, vou aproveitar para ter mais uma vez uma vista magnífica sobre essa cidade que adoro.

Experiências e oportunidades únicas, como esta que me foi proporcionada, não se apresentam todos os dias. Carpe diem.

Nenhum comentário: